Google+


Capacitação de mão de obra é o principal tema da reunião da governança do setor eletrometalmecânico
Encontro com empresários, entidades e instituições de ensino ocorreu na tarde desta quarta-feira no gabinete do prefeito

Foto: Michele Lamin

Um encontro com representantes da governança da eletrometalmecânica foi o último de uma série de reuniões entre o prefeito Mário Hildebrandt com representantes dos setores que compõem os eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Econômico de Blumenau (Pedem). Todas as reuniões ocorreram no gabinete do prefeito e contaram também com a presença da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda.

No encontro da tarde desta quarta-feira, dia 14, o principal assunto foi a capacitação de mão de obra, tema comum em todos os setores da economia de cidades do mundo inteiro. Além do poder público, também estiveram na reunião empresários, representantes de unidades de ensino e do Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simmeb).

Hildebrandt comentou que pretende aproximar as secretarias de Educação (Semed) e, especialmente, de Desenvolvimento Social (Semudes), para incentivar a capacitação tanto de estudantes quanto de pessoas que são atendidas pelas políticas públicas sociais. “Essa é uma dificuldade que eu vejo em todas as cidades do Brasil e do mundo. Acredito que envolver o setor da assistência social é fundamental nesse processo, pois eles conhecem bem a necessidade do público que atendem e podem encaminhar essas pessoas para capacitação”, afirmou o prefeito.

Outro pedido do setor foi para a desburocratização dos processos de licenciamento, especialmente ambiental. Segundo Hildebrandt, houve um grande avanço para tornar esse processo totalmente digital, mas faltam vencer alguns entraves para que ele entre em funcionamento. Também foi discutida a proposta da criação de um Distrito Empresarial, que deve ser a principal pauta do primeiro encontro do setor em 2024, em data a ser confirmada.

Mengarda falou sobre as reuniões realizadas com todas as governanças neste início do ano e avaliou de forma positiva. “Tivemos grandes avanços nos últimos dias. É fundamental ouvir todos os agentes de cada setor, eles que conhecem as dores e as necessidades e nós, enquanto setor público, queremos ser parceiros no desenvolvimento do setor empresarial da cidade”, comentou.

Governanças

Desde o fim de janeiro, foram seis encontros com diferentes representantes da iniciativa privada, da sociedade civil organizada, das universidades e do setor público para debater a economia da nossa cidade.

As reuniões foram com setores de Saúde e Bem-Estar; Têxtil e Confecções; Eletrometalmecânico; Turismo, Comércio, Gastronomia e Economia Criativa; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Distrito da Inovação. Os cinco primeiros fazem parte do Pedem e o último tem a responsabilidade de, junto com a Secretaria de Planejamento, fazer o debate com a comunidade sobre o referido distrito.

Todos os eixos têm, no centro do debate, a responsabilidade de pensar o crescimento, o desenvolvimento sempre na perspectiva da inserção do ecossistema de inovação como imprescindível  para uma cidade de vanguarda e que pretende se tornar inteligente.

O prefeito ressaltou a importância dos encontros. “Estreitar laços e trazer a iniciativa privada para dentro do setor público além da transparência, tem papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento do município. A Prefeitura tem o dever de auxiliar e trabalhar para que as empresas e setores se desenvolvam cada vez mais, uma vez que isso acontecendo temos também o crescimento da cidade. Esses encontros são fundamentais para que todos os setores possam trabalhar juntos”, afirmou Hildebrandt.



postada em 15/02/2024 10:14 - 606 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin