Google+


Blumenau entra na fase 4 do Place Branding, projeto de criação de identidade e posicionamento local
Iniciativa realizada através do Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura Municipal, reuniu autoridades e entidades para realizar a validação do mapa de valor e público-alvo.

Após realizar uma série de pesquisas, incluindo conversas com públicos diversos, o Sebrae/SC, através do programa Cidade Empreendedora, apresentou nesta sexta-feira (19) mais uma entrega do projeto de Place Branding. A iniciativa é realizada junto com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e visa a criação de uma identidade e posicionamento para a cidade, com o fortalecimento de suas características, reputação, história e legado.

No encontro que reuniu diversas entidades e autoridades locais, o Sebrae/SC apresentou os resultados da fase 4 do projeto, com a validação do mapa de valor e definição dos stakeholders para a cidade. “Trazemos aqui recortes que são resultados, além das conversas com mais de 100 pessoas de grupos diversos, do complemento de outros trabalhos do Cidade Empreendedora, como o PEDEM (Plano de Desenvolvimento Econômico) e o Plano de Turismo. Nosso objetivo não é apenas criar um projeto gráfico, uma logo, mas sim um posicionamento com um alto valor percebido sobre nossa autenticidade, mostrando para moderadores e turistas o que nos torna uma referência, nos torna únicos”, destaca Gisela Simões, consultora de Place Branding do Sebrae/SC.

A prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, explica que o objetivo é garantir que o município, bem como sua abrangência territorial, também seja visto como uma marca. “Blumenau é uma cidade de muitas vocações, por isso, nosso objetivo com o Place Branding é direcionar e focar nos atributos que nos diferenciam e que podem ampliar nossa visibilidade”, destaca.

Entre os pontos apresentados no encontro, estão características como a autenticidade e a originalidade da cultura, transformação e potencial econômico, sendo Blumenau a maior cidade da região. Os desafios latentes nas conversas realizadas para a criação de um posicionamento estruturado também foram apresentados.

Entre eles estão fomentar um ecossistema de empreendedorismo e inovação mais dinâmico, integrado e colaborativo; ser uma cidade que entende a  importância da transformação, um lugar que abraça e respeita a diversidade e pratica a hospitalidade; um lugar onde passado, presente e futuro convivem de forma respeitosa e harmônica; uma cidade que respeita sua história e cultura mas sabe se reinventar para o futuro; um lugar que agrega qualidade de vida, bem-estar e entretenimento.

Próximos passos

A ideia do Place Branding é criar uma marca forte para uma cidade ou território, e para isso novas ações serão realizadas depois deste último alinhamento. Entre elas estão o desenvolvimento do conceito visual e verbal, sistema gráfico e elementos visuais que conversem com todos os eixos econômicos e sociais e que haja apropriação dessa marca pela sociedade civil organizada.

Serão desenvolvidas ainda, com base no trabalho já realizado, estratégias para melhorar qualidade de vida e bem-estar não só do turista, mas dos moradores, que são embaixadores da cidade. “ O objetivo do Place Branding é que este posicionamento seja perene, sem um dono específico, mas uma marca de todos”, finaliza Gisela.



postada em 22/08/2022 09:42 - 276 visualizações



Fotos