Google+


Equipes da Prefeitura fazem limpeza das ruas atingidas após baixa do nível do rio
Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana atua em regime de plantão desde o início das chuvas

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 9, a limpeza das ruas atingidas pela enchente na cidade. O pico do Rio Itajaí-Açu foi de 10,19 metros e, com isso, 105 ruas da cidade foram atingidas. A limpeza já iniciou nesta tarde e segue nos próximos dias.

Além do serviço de limpeza, a equipe da Seurb tem atuado desde o início dos registros de ocorrência, no dia 4 de outubro. Segundo o secretário Ricardo da Silva, a equipe retirou ainda mais de 90 barreiras que ocupavam vias públicas. “Criamos um sistema de plantão em várias regiões diferentes. Deixamos equipamento pronto e, à medida em que as ocorrências chegavam na Defesa Civil, já éramos acionados e fazíamos a remoção. Em muitos casos, a comunidade nem sentiu o impacto porque conseguimos agilizar esse trabalho”, afirmou o secretário.

Ocorrências
Desde o dia 4 de outubro, a Defesa Civil registrou 331 ocorrências. Destas, 209 foram de deslizamentos, sendo que cerca de 90 deles atingiram vias urbanas e chegaram a bloquear, totalmente ou parcialmente, a rua. Os dois casos mais significativos aconteceram em lados opostos da cidade.

Na Região Sul, uma barreira deixou a Rua Emílio Tallmann em meia pista durante dois dias. Foi necessário esperar uma análise da geologia para concluir o serviço com segurança. Outro caso foi na Rua Erwin Manzke, na Vila Itoupava, que foi totalmente retirada na tarde desta segunda-feira. Segundo a Seurb, todas as barreiras em vias públicas já foram removidas.



postada em 09/10/2023 17:26 - 821 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins