Google+


Programa de Saneamento recebe secretarias parceiras do meio ambiente no Samae
Os participantes conheceram os projetos ambientais do Samae e a ETA II.

Foto: Eduarda Loregian
Na última quinta-feira, dia 11, o PES - Programa de Educação em Saneamento recebeu as secretarias parceiras do meio ambiente pela educação no Samae - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Ao todo, o programa recebeu 10 pessoas das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Educação (Semed) e de Defesa Civil (Sedeci).
 
Os participantes estiveram na autarquia das 8h às 11h, quando tiveram a oportunidade de conhecer os diversos projetos ambientais do Samae e a Estação de Tratamento de Água II. Entre os temas de conhecimento trocados pelos participantes, esteve a gestão e separação adequada dos resíduos da autarquia, que é feito em todos os setores da sede operacional com a inclusão do processo de compostagem; a reutilização do óleo de cozinha usado para a produção de sabão caseiro; aplicação de biofertilizantes da compostagem no plantio de novas mudas; o tanque de evapotranspiração - TEVAP (mais conhecido como fossa de bananeiras), entre outros.
 
A ideia do circuito foi alinhar as ações do poder público no âmbito da educação ambiental nas escolas, já que as secretarias trabalham constantemente levando esses conhecimentos para os alunos. 
“Com a liberação do retorno dos projetos externos para dentro das escolas, em 2022 retornaremos a nossa missão com as crianças de forma presencial. Sabendo que não somos o único projeto do município que leva a educação ambiental para as instituições, esse momento de troca e alinhamento torna-se importante. Para quem trabalha com educação, tudo é uma oportunidade para o aprendizado” finaliza Leila Menestrina, coordenadora do PES.


postada em 12/11/2021 16:16 - 212 visualizações



Fotos
  • Foto: Eduarda Loregian
  • Foto: Eduarda Loregian