Google+


Procon de Blumenau recolhe fios de energia elétrica fora das normas exigidas pelo Inmetro
Ação contou com a participação do Procon do Estado, além de representantes de empresas que fabricam fios destinados à energia elétrica.

Na tarde de quinta-feira, dia 17, o Procon de Blumenau em parceria com o Procon do Estado e representantes de empresas que fabricam fios para energia elétrica aprendeu 1.167 rolos de fios, equivalente a 130 mil metros, em uma empresa no município, durante a Operação "Instalação Segura”.

De acordo com o coordenador do órgão de defesa de Blumenau, André Moura da Cunha, os fios das marcas Eletrocabo, Ultraflex, Engecabos, Arteflex e Total Flex estavam em desacordo com as normas exigidas pelo Inmetro. Dentre as irregularidades, foram constatados que os fios estavam sem o selo do Inmetro, além de apresentar baixa quantidade de material condutivo para a correta passagem da energia elétrica.

Para André, a apreensão dos fios é uma garantia de evitar prejuízos diretos aos consumidores, já que o material não apresenta as condições necessárias para a condução da energia elétrica de forma segura. “Fios com baixa qualidade e sem a quantidade de material condutivo correto para cada voltagem específica representa um perigo, podendo gerar superaquecimento dos cabos, e conseqüentemente provocar incêndios nas residências”, explica. “Agora a empresa terá um prazo de 10 para apresentar defesa, sendo que todo o material recolhido já foi encaminhado para Florianópolis onde será feito o laudo”, completa.

Operação "Instalação Segura”

Em setembro do ano passado, 1.293 rolos de fios e cabos de três marcas, Ultraflex, Total flex e Wireflex foram recolhidos na cidade durante a operação “Instalação Segura”. A ação, com o Procon de Blumenau, Procon Estadual e Polícia Civil, constatou também irregularidades como especificações incorretas de milimetragem, além da inexistência do selo do Inmetro, incluindo especificações nas próprias embalagens.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 18/02/2022 17:29 - 934 visualizações



Fotos