
Na tarde de quinta-feira, dia 17, o Procon de Blumenau em parceria com o Procon do Estado e representantes de empresas que fabricam fios para energia elétrica aprendeu 1.167 rolos de fios, equivalente a 130 mil metros, em uma empresa no município, durante a Operação "Instalação Segura”.
De acordo com o coordenador do órgão de defesa de Blumenau, André Moura da Cunha, os fios das marcas Eletrocabo, Ultraflex, Engecabos, Arteflex e Total Flex estavam em desacordo com as normas exigidas pelo Inmetro. Dentre as irregularidades, foram constatados que os fios estavam sem o selo do Inmetro, além de apresentar baixa quantidade de material condutivo para a correta passagem da energia elétrica.
Para André, a apreensão dos fios é uma garantia de evitar prejuízos diretos aos consumidores, já que o material não apresenta as condições necessárias para a condução da energia elétrica de forma segura. “Fios com baixa qualidade e sem a quantidade de material condutivo correto para cada voltagem específica representa um perigo, podendo gerar superaquecimento dos cabos, e conseqüentemente provocar incêndios nas residências”, explica. “Agora a empresa terá um prazo de 10 para apresentar defesa, sendo que todo o material recolhido já foi encaminhado para Florianópolis onde será feito o laudo”, completa.
Operação "Instalação Segura”
Em setembro do ano passado, 1.293 rolos de fios e cabos de três marcas, Ultraflex, Total flex e Wireflex foram recolhidos na cidade durante a operação “Instalação Segura”. A ação, com o Procon de Blumenau, Procon Estadual e Polícia Civil, constatou também irregularidades como especificações incorretas de milimetragem, além da inexistência do selo do Inmetro, incluindo especificações nas próprias embalagens.
Assessor de Comunicação: Joni César
postada em 18/02/2022 17:29 - 1530 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Procon de Blumenau recolhe fios de energia elétrica fora das normas exigidas pelo Inmetro
Comunidade do Badenfurt é beneficiada com atendimento do Procon MóvelProcon Blumenau registra quase 13 mil atendimentos no 1º semestre do ano
Procon faz nova fiscalização de preços de combustíveis em Blumenau
Mais cinco bairros serão contemplados em maio com o atendimento do Procon Móvel