Google+


Procon Blumenau registra quase 13 mil atendimentos no 1º semestre do ano
Órgão atende em média 120 consumidores ao dia, com 95% de resolução

Bancos, empresas de telefonia e revendas de veículos lideram os 12.933 atendimentos referentes a reclamações de consumidores registrados no Procon de Blumenau, no primeiro semestre de 2023. Em média, o órgão realiza 120 atendimentos por dia.

Dos registros de reclamações e irregularidades que viraram processos nos primeiros seis meses de 2023, o Procon de Blumenau tem um índice de resolução de aproximadamente 95%. De uma demanda de 2.407 processos abertos nos primeiros seis meses do ano, 1.119 já foram arquivados, sendo que desses, 1.055 foram solucionados.

As ocorrências feitas de forma presencial na sede do órgão ainda lidera a opção do contribuinte em formalizar uma irregularidade: foram 8.604 atendimentos no local. O atendimento descentralizado também tem sido utilizado pela população, considerando que o Procon Móvel contabilizou 327 atendimentos no semestre; a Intendência do Garcia teve 529 registros e ainda outros 139 ocorreram na Intendência da Vila Itoupava.

Já pelo WhatsApp do Consumidor, que atende no número (47) 3381-7151, foram efetivadas 2.863 solicitações, no período. A ferramenta possibilita que pessoas de qualquer região da cidade façam denúncias e permite o envio de fotos e texto simples, sobre casos de irregularidades. As solicitações feitas por este canal são respondidas em um prazo de 24 horas.

“O Procon de Blumenau tem sido cada vez mais atuante, o que pode ser percebido com a descentralização, que é algo que o prefeito Mário e a vice Maria tem incentivado, como com a unidade móvel. O resultado desses investimentos pode ser visto nos números de atendimentos nessas outras unidades do serviço”, comemora o coordenador do Procon, Alexandre Caminha. Ele destaca ainda que a Prefeitura está desenvolvendo internamente um programa para viabilizar o atendimento online, uma nova ferramenta que será disponibilizado em breve aos blumenauenses.

Durante o ano de 2022, o Procon de Blumenau atingiu a marca dos 34.329 atendimentos efetivados, sem contabilizar as solicitações feitas pelo telefone e também por e-mail. O levantamento apontou uma média de 144 atendimentos diários, somando mais de cinco mil processos abertos.

 

Confira o ranking dos setores com maior número de reclamações em Blumenau:

1- Bancos (empréstimos consignados, cartões e problemas relacionados)

2 - Telefonia (planos, cobrança indevida, promessas de alterações de planos para um valor menor)

3 - Revenda de veículos (garantia do veículo de um modo geral)

4 - Garantia de produtos e serviços em geral

5 - Seguradoras / Proteção veicular



postada em 26/07/2023 15:27 - 563 visualizações



Fotos