Google+


Entenda como será o monitoramento da segurança na 37ª Oktoberfest
A festa deve receber mais de 600 mil pessoas nesta edição.

Com menos de uma semana para o início  da 37ª Oktoberfest Blumenau, a festa busca trazer mais segurança e conforto para os visitantes. Nesta quinta-feira, dia 29, a organização, junto aos parceiros de segurança e limpeza da festa, promoveram uma coletiva de imprensa para falar sobre os esquemas de monitoramento  e limpeza para esta edição.

A Oktoberfest deve receber mais de 600 mil pessoas nesta edição, um público que busca conhecer o melhor da festa mais alemã das Américas e, claro, a segurança é fundamental para isso. Durante a coletiva os destaques abordados para esta edição foram as ações integradas entre as forças de segurança e empresas que juntas trabalham para garantir um evento tranquilo, como destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Fazer com que o visitante se sinta confortável e seguro é primordial para termos sucesso na festa. Por isso, é fundamental que todos estejam engajados neste ideal”.

Já o prefeito Mário Hildebrandt destaca o trabalho desempenhado por todos, para que tenhamos a Oktoberfest mais segura de todas. “Desde o início da preparação para a festa tivemos na segurança ponto crucial, nesta edição conseguimos avançar ainda mais, com apoio das forças de segurança, Minister e Intelbras, que trouxeram tecnologia de última geração para garantir que a Oktoberfest da retomada, também seja conhecida pela festa da garantia de segurança de todos os participantes”, diz.

O presidente da Comissão de Segurança da 37ª Oktoberfest Blumenau, o vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Matias, reitera o compromisso com o evento e destaca o acompanhamento diário das ações de segurança. “A comissão trabalha de forma intensa para manter a segurança todos os dias do evento e terá todos os dias reuniões para balanço e deliberação de ações para melhoria contínua”, completa.

Intelbras

A Intelbras(INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, pela segunda edição consecutiva é parceira da Oktoberfest, e disponibiliza soluções tecnológicas que vão garantir a segurança dos participantes em conjunto com o trabalho da Polícia Militar e do integrador Minister, da 37ª edição do evento que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, em Blumenau, Santa Catarina.

A parceria firmada com a Vila Germânica contempla a instalação de 180 câmeras inteligentes dispostas no perímetro do Parque Vila Germânica, 20% a mais que na última edição. Esses equipamentos contam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada que, em conjunto com o software de monitoramento Intelbras Defense IA, fazem o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas – não apenas pelos traços do rosto, mas também pela cor de roupa, acessórios, gênero, idade e outros.

Além disso, a Oktoberfest contará com uma novidade do portfólio da Intelbras: a bodycam, ou câmera operacional portátil. Essa solução estará acoplada no peitoral dos profissionais de segurança, auxiliando no monitoramento da festa, no esclarecimento de eventos, além de levar a um melhor comportamento entre os agentes e os cidadãos.

Para Marcelo Bett Pagani, Diretor da unidade de Segurança da Intelbras, a presença de novas soluções, ainda mais tecnológicas e inteligentes, aumenta a expectativa de que a edição deste ano será ainda mais segura. “A Intelbras oferece soluções robustas e personalizadas para eventos de grande porte como a Oktoberfest. Assim como na última edição, fizemos um trabalho conjunto com o parceiro Minister e Polícia Militar, integrando nossas tecnologias e disponibilizando o time de engenharia para desenvolver uma solução única que se adequasse às necessidades da Vila Germânica. Com a facilidade da integração e o treinamento das equipes de segurança, entregamos mais um grande projeto que certamente trará ainda mais segurança e bem-estar aos visitantes”.

As soluções e tecnologias utilizadas

Para o monitoramento do perímetro do Parque foram instaladas 180 unidades da câmera VIP 9450 B FACE, que grava imagens de altíssima qualidade (resolução de 4 MP) e ainda mais precisão na captação de detalhes. Permite reconhecer facese comparar com um banco de dados de até 200 mil faces. Equipada com infravermelho, garante imagens nítidas mesmo em ambientes sem luminosidade.

As imagens capturadas serão armazenadas no gravador digital iNVU 90128 M1 FT, que garante alto desempenho com apenas um dispositivo, permitindo a instalação de até 128 canais simultaneamente. Tem capacidade para 8 HDs de até 16 TB cada, para maior armazenamento de imagens e suporte aos arquivos de vídeos. Com sistema de inteligência avançado com reconhecimento facial e leitura de placas embarcados, é possível realizar busca forense, utilizando foto ou seleção de características (idade, gênero, barba, óculos, cor e tipos de roupas).Utiliza menos banda e menos espaço, gerando mais economia para o armazenamento de imagens através da compatibilidade com a tecnologia H.265+.

E a equipe de segurança que transitará ao longo do evento vai contar com a bodycam BCM 5000 Defense, que captura imagens em HD e grava de forma offline. As imagens podem ser acessadas em tempo real por Wi-Fi e 4G, além de ser possível o envio de alarmes e áudio bidirecional entre o usuário e a base operacional.

“A Intelbras tem inovação em seu DNA, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, o que resulta em soluções de alta tecnologia para eventos de grande porte. Temos o propósito de simplificar a tecnologia para melhorar e simplificar a vida das pessoas, levando mais proteção e tranquilidade, e é por isso que estamos mais uma vez orgulhosos em patrocinar a Oktoberfest Blumenau”, finaliza Bett.

Ponto de encontro

Além das câmeras que podem localizar pessoas numa multidão, a Intelbras também disponibilizou um totem fixo, novidade na Vila Germânica, medindo 4x1 metros para que os visitantes tenham um ponto de encontro fácil e muito visível na festa.

Como registrar uma ocorrência durante a festa?

A Polícia Civil irá trabalhar com a delegacia completa durante a Oktoberfest, transformando o espaço na entrada 1 da Vila Germânica em uma delegacia. No local atuarão equipes de policiais composta por Agentes de Polícia, Escrivães e Delegados, que vão estar fazendo os registros das ocorrências da festa e os procedimentos administrativos cabíveis, entre eles os registros de boletins de ocorrência e prisão em flagrante. Além disso, eles cuidarão de achados e perdidos que ficam dentro da delegacia.

Vale ressaltar que as ocorrências registradas fora da Vila Germânica deverão ser efetivadas na Central de Plantão Policial, localizada na Itoupava Norte, conforme ocorre anualmente e padrão já adotado nas edições anteriores da festa.

Como vai funcionar o monitoramento e policiamento?

A Polícia Militar vai trabalhar em média com até 128 policiais militares nos dias de pico da Oktoberfest e 54 durante a semana, sem comprometer o policiamento ordinário da cidade. Também terão patrulhas internas e externas na Vila Germânica, policiamento ostensivo motorizado com carros e motos, bike patrulha, policiamento montado, com apoio da cavalaria da PMSC, policiamento de apoio especializado (Tático, Canil e Rocam).

Além da utilização de câmeras policiais corporais e de videomonitoramento dentro e fora do local do evento, com tecnologia de reconhecimento facial, bem como utilização de drones durante todo o evento. Ao total 180 câmeras de monitoramento serão utilizadas, tornando a festa mais segura para os visitantes.

Além dos equipamentos de monitoramento, 250 seguranças e 50 brigadistas da empresa Minister estarão presentes para auxiliar nos dias do evento. A Polícia Militar, o Comissariado da Infância e Juventude e o Corpo de Bombeiros, também estarão atuando durante a Oktoberfest com unidades temporárias.

Atuação da Minister

A limpeza já é um dos itens mais bem avaliados pelo público da Oktoberfest Blumenau. Nesta edição, a Minister, empresa responsável pela segurança e limpeza da Oktoberfest 2022 está com tudo pronto para receber o público nos 19 dias de festa.

Para a área externa serão utilizadas varredeiras mecânicas tripuladas, dando mais rendimento ao serviço de limpeza. Já para o piso interno, nos pavilhões, foram adquiridas máquinas com função lava-e-seca, dispensando o trabalho manual.  Outra novidade ficou por conta das máquinas de limpeza de banheiro. Antes todo o trabalho era feito por serventes de limpeza. Agora a mão de obra será responsável somente pela manutenção dos ambientes durante a festa, deixando as máquinas efetuarem a limpeza, desinfecção e descontaminação.

Um dos mais respeitados consultores da América Latina na área de asseio, o professor Osmar Viviane fez o treinamento das equipes de limpeza que atuarão na festa. O objetivo foi formar grupos de alta performance, criando métodos e rotinas operacionais eficientes na remoção de lixo, lavagem de pavilhões, descontaminação e desinfecção dos sanitários.

De acordo com Viviane, o mesmo treinamento é aplicado nos parques da Disneylândia.  “Um exemplo que damos destaque é sobre a limpeza dos sanitários. Além de estarem com aspecto de limpo – o que os olhos podem ver – mas também os ambientes estarão descontaminados e desinfectados garantindo a saúde e bem-estar aos usuários”. A limpeza de material biológico, por exemplo o vômito, será feita com máquinas exclusivas, sem contato direto por parte do funcionário.

Ao total 350 profissionais da limpeza e higienização estarão atuando durante a festa. A novidade que a Empresas Minister apresentou para edição 2022 da Oktoberfest foi as câmeras de uso pessoal, as conhecidas bodycam. Nelas, os agentes de segurança transmitem imagens em tempo real para a central de monitoramento Minister, dando a real situação de uma possível ocorrência que venha a ocorrer. Segundo o gerente de monitoramento da Minister, Philipe da Cunha, essa ferramenta diminui, em muito, o tempo de resposta entre uma ocorrência e o atendimento dela. “Estamos focados na segurança total da festa. O investimento em alta tecnologia nos dá a tranquilidade de uma festa segura para todos os visitantes”, garantiu.

A 37ª Oktoberfest Blumenau acontece de 5 a 23 de outubro, o evento é promovido pela  Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. A festa tem como cervejaria oficial a Ambev e conta com o patrocínio de Bradesco, Tim, Unifique, Elo, Nacional Gás, Intelbras, Hering, Veolia, Stuttgart Porsche, Fort Atacadista, Hemmer, Ventisol, Koerich, Raízen, Perdigão, IPEL, Pompéia, Altenburg e Segala’s. A 37ª Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio da CVC Corp, Lufthansa e Karsten.



postada em 30/09/2022 17:12 - 577 visualizações



Fotos