Google+


Conheça os temas dos carros alegóricos que estarão nos desfiles da 37ª Oktoberfest
Os desfiles acontecem todas às quartas e sábados durante o período da festa.

Foto: Fritz Muller, o príncipe dos observadores
A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, definiu os temas dos carros alegóricos para os desfiles da 37ª Oktoberfest, que acontecem entre os dias 5 e 23 de outubro. O projeto desenvolvido pela comissão organizadora dos desfiles está no edital que terá abertura de propostas na próxima semana.  
        
Após um hiato de dois anos sem a tradicional festa e consequentemente sem os desfiles, devido à pandemia da Covid-19, a Oktoberfest de Blumenau chega à 37ª edição cercada de expectativa por parte do público, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel. “Os desfiles típicos são praticamente uma Oktoberfest de rua, é quando a festa sai dos pavilhões do Parque Vila Germânica e invade a tradicional Rua XV de Novembro em Blumenau, sempre regada a muita alegria, música e dança”, completa.
          
Os desfiles representam um dos maiores expoentes da cultura germânica de Blumenau, com a participação de clubes, grupos folclóricos e de amigos, bandas e turistas de todas as partes do Brasil. “Principalmente com os carros alegóricos contamos um pouco da história da cidade e da Oktoberfest. A cada elemento estamos evidenciando a nossa tradição para os blumenauenses e para os que nos visitam”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
     
A comissão organizadora dos desfiles definiu os modelos para oito carros, com destaque para o veículo que celebra o bicentenário do naturalista Fritz Müller. A temática representa as cartas trocadas com Charles Darwin, com informações que contribuíram para a fundamentação da teoria da evolução das espécies. O carro Alles Blau in Blumenau, Ein Prosit Oktoberfest também será um dos principais atrativos dos desfiles, pois ressalta a essência da festa. Inspirada na campanha feita pelo artista plástico Jean Tomedi, celebra o tudo azul em Blumenau e assim faz um brinde à Oktoberfest.
      
A Casa Meyer, que foi um ponto tradicional no comércio blumenauense, vendendo produtos do Vale do Itajaí e recentemente se tornou patrimônio imaterial de Blumenau, será representada em um carro alegórico. Completam a lista dos veículos que tiveram os modelos definidos o Carro da Realeza, alegoria que representa a exuberância e beleza dos jardins dos castelos germânicos; Essenplatz, que traz a riqueza gastronômica da Oktoberfest Blumenau, representando a praça de alimentação da festa com o conceito “haus”, onde cada casa oferece um tipo específico de comida típica. 
  
Destacam-se também o carro que remete aos Clubes de Caça e Tiro, que guardam e mantêm vivas as tradições e jogos trazidos pelos imigrantes alemães, sendo uma peça chave na preservação da cultura blumenauense. O Vovô e Vovó Chopão, que ao longo das edições da Oktoberfest Blumenau trazem alegria e diversão para adultos e crianças, neste ano além de homenagear os símbolos da nossa festa, a alegoria traz a réplica da Macuca, antiga locomotiva da estrada de ferro Santa Catarina. 
  
O Salão Kunze, segunda maior edificação enxaimel de Blumenau, também será representada no desfile em forma de carro alegórico. Construído em 1930, o espaço foi totalmente restaurado e faz parte do complexo turístico da Vila Itoupava. Confira todos os projetos cenográficos neste link. 
    
Novidades nos desfiles
    
A 37ª edição da Oktoberfest terá dois novos carros alegóricos, o Carro da Capital da Cerveja e do Rollmops, que remete a iguaria típica alemã. Por meio de edital lançado em 2020, os veículos foram escolhidos para compor a tradicional manifestação cultural na Rua XV de Novembro. Em 2022 não será lançado novo concurso.
   
Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, que forçou o cancelamento da festa nos últimos dois anos, esta será a primeira vez que o “BierHauptStadtWagen” e o “Rollmopswagen” participarão dos desfiles. 
  
Datas    
 
Os desfiles, como de costume, percorrerão a Rua XV de Novembro por completo, a partir da esquina com a Rua das Palmeiras, até a esquina com a Rua Amadeu da Luz, onde acontecerá a dispersão. As datas e horários já estão definidos.
 
Confira abaixo e programe-se:
  
• Dia 05/10/2022 – Quarta-feira, às 19h
• Dia 08/10/2022 – Sábado, às 16h
• Dia 12/10/2022 – Quarta -feira, às 16h
• Dia 15/10/2022 – Sábado, às 16h
• Dia 19/10/2022 – Quarta-feira, às 19h30
• Dia 22/10/2022 – Sábado, às 16h.


postada em 07/07/2022 17:43 - 906 visualizações



Fotos
  • Foto: Fritz Muller, o príncipe dos observadores
  • Foto: Alles Blau in Blumenau, Ein Prosit Oktoberfest
  • Foto: Salão Kunze
  • Foto: Bordadeiras Casa Meyer
  • Foto: Carro da Realeza
  • Foto: Clubes de Caça e Tiro
  • Foto: Essenplatz
  • Foto: Vovô e Vovó Chopão