Google+


Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural realiza primeira reunião em 2024
Encontro extraordinário foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau

Na tarde da última quinta-feira, dia 8, foi realizada a primeira reunião de 2024 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), de forma extraordinária. A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e foi presidida pelo administrador e intendente distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva. Participaram do encontro conselheiros, lideranças comunitárias e do setor de agricultura do município, além de moradores do distrito mais alemão do Brasil. Na pauta estavam assuntos importantes para deliberação, que buscam a consolidação de políticas públicas de desenvolvimento rural em Blumenau.

Um dos temas aprovados diz respeito à deliberação de recursos no valor de R$ 200 mil, provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural. O valor será destinado para empenho estimativo, necessário para prover a manutenção da patrulha mecanizada e implementos agrícolas no decorrer de todo o ano de 2024, com o objetivo de garantir a manutenção contínua do serviço para o produtor rural do município. 

Durante a reunião foi apresentada a minuta da nova Lei Municipal que irá instituir e regulamentar a assistência médica veterinária no município de Blumenau. Essa lei, que deverá ser encaminhada para análise da Câmara de Vereadores ainda em 2024, foi elaborada em parceria no colegiado de Agricultura da Amve, que reúne os gestores municipais do setor agrícola de toda a região. A medida objetiva promover a saúde e o bem-estar dos animais de produção, estabelecendo diretrizes para o atendimento veterinário responsável e ético em todas as esferas, desde a prevenção até o tratamento de doenças, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola no município. 

Na oportunidade, também foi apresentado andamento do processo de implantação do programa Fila Única, onde os produtores poderão realizar a abertura de protocolos e pedidos da patrulha rural mecanizada de forma totalmente eletrônica. O programa será lançado oficialmente no mês de março e vai garantir maior eficiência e equidade na distribuição dos serviços oferecidos pela patrulha rural mecanizada, proporcionando um serviço com transparência.

“Esta foi a última reunião deste mandato do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, onde junto com os conselheiros lideramos a gestão com inúmeras ações que ajudaram efetivamente o pequeno produtor rural de nossa cidade. Trabalhamos em parceria permanente com a Semmas e demais secretarias do município, comprometidos em viabilizar, de forma colaborativa, novas conquistas que atendam às necessidades dos agricultores locais”, destaca o intendente, que exerceu a presidência do colegiado no período 2021/2024. 

Sobre o Conselho de Desenvolvimento Rural

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) é um órgão de caráter permanente, de natureza deliberativa e consultiva, responsável pela Política Municipal de Desenvolvimento Rural. Foi criado em 1992, na administração do então prefeito Victor Sasse, e desde 2020 está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O órgão se reúne bimestralmente (em caráter ordinário) e de forma extraordinária, por convocação de seu presidente. A nova composição do CMDR, eleita em dezembro de 2023, será empossada no próximo dia 27 de março – mesma data em que será oficialmente inaugurada a Casa do Agricultor, anexo administrativo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no Distrito de Vila Itoupava.



postada em 09/02/2024 17:09 - 929 visualizações



Fotos