Google+


IBGE apresenta dados do Censo 2022
Números ainda serão consolidados até maio

Nesta segunda-feira, dia 3 de abril, a Prefeitura de Blumenau recebeu os representantes do IBGE em Santa Catarina para a apresentação dos dados obtidos pelo Censo 2022. Com 8.519 domicílios ainda a serem recenseados no município, o levantamento apontou uma população de 363.340 habitantes para Blumenau. O número poderá sofrer algumas alterações até a consolidação dos dados, prevista para o dia 4 de maio.

Participaram a reunião a vice-prefeita Maria Regina Soar e secretários municipais, além do superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, e o coordenador do censo na região do médio vale, Lion Giesel de Souza e demais integrantes do instituto. “Nós temos várias áreas da cidade, cujos recursos são repassados per capita, com base nos dados do IBGE. Por isso, essa atualização de dados é de suma importância. Nós tínhamos uma expectativa de uma população maior, em função dos dados que dispomos no município, como cadastro imobiliário, atendimentos de saúde e educação, entre outros. Mas vamos aguardar finalizar esse estudo, para ver qual será o número real, e trabalharmos com base neles daqui para frente”, declarou a vice-prefeita. 

Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, o município teve um crescimento de 41% no número de domicílios nos últimos 12 anos, passando de 110 mil em 2010, para 155 mil em 2022. Contudo, a média de ocupantes por domicílio diminuiu de 3 para 2,6 e a taxa de domicílios vagos aumentou para 11,6%. “Esse aumento de domicílios vagos e a redução do número de moradores por domicílio pode ser um dos fatores que explicam o número de habitantes abaixo da estimativa que se tinha para 2022”, pondera o coordenador do recenseamento em Blumenau, Lion Giesel de Souza. “Nesse intervalo desde o último censo, as estimativas anuais foram feitas por um cálculo matemático. Como não tivemos a contagem no meio da década, por falta de recursos, e atrasamos o novo censo em dois anos por conta da pandemia, é natural que haja um deslocamento nesses dados. Ainda assim, a estimativa para Blumenau, em 2021, era de 366 mil habitantes e nós acreditamos que ao concluir o levantamento chegaremos a algo em torno de 364 mil”, completou.

Segundo o secretário de Planejamento, Éder Boron, o município aguarda a divulgação dos dados consolidados, especialmente do levantamento qualitativo, para poder projetar as políticas públicas a serem implementadas nos próximos anos. “Por isso é muito importante que essas cerca de 8 mil residências cujos ocupantes não foram encontrados aqui em Blumenau, entrem em contato com o IBGE, pelo telefone 137, para que até o final desse mês de abril esse levantamento possa ser concluído”. 


Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

 

Saiba mais sobre isso no podcast PrefaBnu Play.



postada em 03/04/2023 17:31 - 8277 visualizações



Fotos