
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou na manhã desta quinta-feira, dia 12, luto oficial de três dias pela morte de Álvaro Correia. Deputado estadual por três mandatos e ex-vereador, Correia tinha 90 anos e será velado na Capela Frei Edgar, no Cemitério São José, das 11h às 19h. O corpo será cremado.
Álvaro Correia nasceu em 7 de março de 1933 em Brusque, onde viveu a infância. Estudou na escola em Itajaí, Gaspar e concluiu o ginásio no Colégio Sagrada Família, em Blumenau. Em 1948, começou a trabalhar na Linhas Círculo e, na sequência, assumiu o Departamento de Correios e Telégrafos em Gaspar.
Destacou-se como jornalista, foi 12 anos diretor de esportes e notícias da Rádio Nereu Ramos e trabalhou ainda nos jornais O Gaspar, Lume, A Tribuna e A Nação, além de ter sido correspondente dos jornais O Estado de São Paulo e Gazeta Esportiva.
Iniciou a carreira política já nos anos 1970, sendo um dos fundadores do MDB em Blumenau. Em 72, foi eleito vereador e assumiu a função de líder do prefeito Félix Theiss. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual, onde ficou por mais três mandatos seguidos. Nesse período, foi vice-presidente da Alesc e, entre os projetos de destaque dele como deputado estão a criação da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Feminina de Santa Catarina.
Depois de deixar a Assembleia, trabalhou no governo Dalto do Reis, em 1986, e no governo do Estado, durante o mandato de Casildo Maldaner. Foi ainda presidente do Seterb no mandato de Renato Vianna nos anos 1990 e intendente distrital do Garcia no governo de Décio Lima.
Correia também foi ativo no Lions Clube Blumenau Cidade Jardim, sendo um dos sócio-fundadores. Foi casado com Isolde Schramm e teve três filhos: Álvaro Filho, Ana Lúcia e Luciana.
postada em 12/10/2023 11:03 - 718 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado Álvaro Correia
Prefeitura de Blumenau anuncia mudanças no comando do SamaePrefeitura de Blumenau decreta luto oficial de três dias pela morte de Alfredo Scottini
Prefeitura de Blumenau decreta luto oficial pela morte de ex-Governador Colombo Salles
Prefeitura envia projeto de lei para doação de imóvel para sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer