
O prefeito Mário Hildebrandt anunciou na tarde desta quarta-feira, 30, a criação da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, além de instituir o Programa de Inclusão do Paratleta no Mercado de Trabalho. No ato, estiveram presentes a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, a secretária Municipal de Educação, Patrícia Lueders, o líder do governo na Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso Neto e a vereadora e criadora do Programa Paradesporto em Blumenau, Giselle Chirolli. Cerca de dez paratletas, acompanhados de familiares e representantes da iniciativa privada que contribuem para a manutenção do Paradesporto blumenauense também estiveram presentes.
O projeto para a criação da nova secretaria segue para aprovação da Câmara de Vereadores de Blumenau. Se aprovado, os trabalhos da pasta devem iniciar em fevereiro do próximo ano. O objetivo é garantir a implementação de políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ressaltou a importância das ações, destacando que são uma ferramenta para seguir transformando a realidade das pessoas. “Eu acredito muito no Paradesporto e tenho certeza que conseguiremos continuar mudando a vida das pessoas por meio da oferta de políticas públicas de inclusão. Blumenau já é referencia com o Paradesporto e agora seremos pioneiros em Santa Catarina e no Sul do país.
A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto será a responsável por desenvolver projetos e políticas de inclusão e acesso a cidadania para pessoas com deficiência. Além disso, com a nova pasta, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que hoje atua junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, passará a desempenhar suas funções deliberativas junto da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto.
Atualmente o Programa de Paradesporto de Blumenau é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Com a nova pasta, o Paradesporto escolar, realizado no contraturno, permanecerá na Educação, enquanto o esporte de rendimento e as políticas de inclusão serão agregadas à nova secretaria.
Durante a reunião, o prefeito assinou ainda o Fundo Municipal da Pessoa Com Deficiência (FMPCD). Na mensagem direcionada a Câmara de Vereadores, Hildebrandt ressaltou que o Fundo tem atribuições voltadas exclusivamente à implementação de políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência.
Programa de Inclusão
O Programa de Inclusão do Paratleta no Mercado de Trabalho, também assinado nesta quarta-feira, regulamenta que as empresas tenham segurança junto ao Ministério do Trabalho, de ofertar as vagas para os paratletas e garantir condições para que os mesmos acessem o mercado de trabalho. O projeto, idealizado por Giselle Chirolli, já funciona há cerca de três anos com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e possui sete empresas parceiras e 10 paratletas no mercado de trabalho, agora será transformado em política pública do município. O Programa será vinculado à nova secretaria.
postada em 30/11/2022 19:21 - 717 visualizações
Fotos
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
-
Foto: Michele Lamin
Mais notícias parecidas com Prefeito Mário Hildebrandt anuncia criação da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto
Prefeitura recebe mais de R$ 20 milhões da Câmara de Vereadores de devolução do duodécimoPapai Noel da Lapônia visita alunos da rede pública municipal de ensino de Blumenau
Blumenau ganha três colocações pelo prêmio Band Cidades Excelentes
Rescisão amigável encerra contrato de concessão do Frohsinn