
Blumenau registra 260 novos casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 11, 37.702 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 260 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 10, quando o município contabilizava 37.442 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 16 foram por meio do RT-PCR, 7 por testes rápidos, 234 de antígeno e 3 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 125.319 testes para Covid-19. Somente nesta quinta-feira, dia 11, foram processados 799 exames. Entre os casos positivos, 1.364 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.306 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região 79 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 em enfermaria. Destes na UTI, 24 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 15 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 41%. Já em enfermaria são 35 pacientes de Blumenau (34 confirmados e um em análise) e 5 da região (4 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 23%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 377 atendimentos, com 53 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 36.034 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 304 óbitos decorrentes da doença.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Ouvidoria da Saúde passa a atender na opção 4 do 156
A partir desta quinta-feira, dia 11, a Ouvidoria da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) passa a atender em nova opção no canal de comunicação com a população. Agora, os usuários do sistema de saúde podem registrar de sugestões, reclamações, denúncias, elogios e solicitações sobre a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços por meio da opção 4, no telefone 156. Demandas relacionadas ao Coronavírus, como dúvidas sobre a doença, informações sobre a vacina, agendamento de vacina e solicitação de vacina para acamados continuam sendo atendidas pela opção 2 no telefone 156, do Alô Saúde.
A Ouvidoria Municipal da Saúde está conectada de maneira on-line com o Ministério da Saúde. Assim que o cidadão faz a manifestação, por meio do OuvidorSUS de Blumenau, o Ministério de Saúde acompanha diretamente a demanda do cidadão.
Blumenau já vacinou 7.600 pessoas contra o Coronavírus
Nesta quinta-feira, dia 11, foram aplicadas 825 vacinas da primeira dose e 353 da segunda, assim a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) já imunizou 7.600 pessoas contra o Coronavírus, em Blumenau. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 458 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.
Somente nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, as unidades fizeram 618 atendimentos e 458 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 11/02/2021 17:46 - 3936 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 11/2/2021
Dois projetos da Prefeitura de Blumenau vencem o Prêmio Viva BlumenauPrefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração
Quinta edição do Prefeitura nos Bairros será neste sábado, dia 28, na Vila Itoupava
Prefeito Egidio Ferrari promove Blumenau como destino de investimentos no Ministério do Comércio na China