
Blumenau registra 348 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais um óbito, somando agora 348 mortes por Coronavírus no município. Nesta quarta-feira, dia 10, foi confirmada a morte de uma mulher de 78 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 26 de fevereiro.
Blumenau confirmou ainda nesta quarta-feira, 10 de março, um total de 44.139 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 300 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 9, quando o município contabilizava 43.839 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 52 foram por meio do RT-PCR, 10 por testes rápidos, 231 de antígeno e 7 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 146.104 testes para Covid-19. Somente nesta quarta-feira, dia 10 de março, foram processados 897 exames. Entre os casos positivos, 1.833 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.723 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 165 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 64 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 101 em enfermaria. Destes na UTI, 48 pacientes são de Blumenau (43 confirmados e 5 em análise) e 16 pacientes da região (15 confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 97%. Já em enfermaria são 80 pacientes de Blumenau (67 confirmados e 13 em análise) e 21 da região (20 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 57,1%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 385 atendimentos, com 65 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 41.958 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura de Blumenau encaminha Projeto de Lei pedindo autorização para aquisição de vacinas contra Covid-19
No mesmo dia em que o Governo Federal sancionou a lei que permite a compra de doses de vacina contra a Covid-19 por Municípios, Estados e empresas, o Prefeito Mário Hildebrandt assinou o Projeto de Lei de autoria do executivo que prevê a participação da cidade no Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras. O documento será encaminhado à Câmara pelo vereador líder de governo, Marcelo Lanzarin, para apreciação em plenário.
O dever legal pela imunização dos cidadãos é do Governo Federal, mas desde o ano de 2020 a Prefeitura de Blumenau tem se organizado financeiramente para a compra dos imunizantes. “Há urgência na vacinação da população e por isso a Prefeitura de Blumenau tem se organizado para a compra das doses, assim que possível. Evitar mortes, bem como restabelecer a rotina econômica de todos os setores da cidade é nosso maior desejo e sabemos que a vacina tem parte fundamental nesse processo. O que estiver ao alcance do município para a compra dos imunizantes será feita e esperamos esse entendimento também da Câmara de Vereadores, com a aprovação desse projeto”, destaca o Prefeito Mário.
Compra de Vacinas
Desde janeiro, quando os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Blumenau participa de discussões sobre a aquisição da vacina. Com a autorização, no final do mês de fevereiro, do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados, municípios e o Distrito Federal possam importar e distribuir os imunizantes o município confirmou sua decisão de compra. A adesão a um consórcio para aquisição conjunta foi entendida como a opção que permite, além da segurança jurídica, uma maior possibilidade na negociação de valores e prazos para entrega.
Depois de avaliar outras propostas, o município optou pelo Consórcio Nacional por entender que o modelo é o que melhor se adéqua às suas demandas. Os recursos já estão reservados no orçamento previsto para este ano. Cabe ressaltar que a aquisição das doses segue os mesmos preceitos de todas as compras efetivadas pelo poder público, priorizando a transparência, legalidade e economia aos cofres públicos.
Prefeito de Blumenau reforça necessidade de integração no combate ao Coronavírus
Nesta quarta-feira, 10, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, participou de uma reunião coordenada pelo Governo do Estado para discutir o cenário da pandemia nos municípios catarinenses. O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação do governador Carlos Moisés e do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, além de deputados e dos prefeitos das maiores cidades de Santa Catarina.
Entre os pedidos apresentados pelos prefeitos, a ampliação no atendimento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a celeridade na vacinação contra a Covid-19. O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também destacou a necessidade de que a implementação de medidas restritivas aconteça de forma estadualizada ou regionalizada, garantindo a efetividade na aplicação. Segundo o Prefeito, sem essa unificação, o controle à pandemia fica inviável.
Hildebrandt também ressaltou o desafio para a ativação dos leitos de UTI conhecidos como leitos de guerra. “Os hospitais têm a estrutura física e os equipamentos, mas a grande demanda é por profissionais”, detalhou.
Ao todo, a cidade tem capacidade para operar 94 leitos de UTI, com 66 leitos em operação e 28 leitos de guerra em estruturação. O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou a organização e parceria de Blumenau no combate à pandemia, enfatizando que a contratação de profissionais é um desafio enfrentado por todas as cidades catarinenses é que o Estado segue buscando reduzir a ocupação de leitos de UTI.
Blumenau aplicou nesta quarta-feira 25 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta quarta-feira, dia 10 março, foram aplicadas 16 vacinas da primeira dose, somando 13.952 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 9 vacinas da segunda dose, totalizando 7.307. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 533 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta quarta-feira, dia 10 de março, as unidades fizeram 759 atendimentos e 533 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 10/03/2021 19:31 - 3000 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau – 10/3/2021
Marcelo Althoff é o novo chefe de gabinete da vice-prefeitaPrefeito Mário Hildebrandt se reúne com Secretário de Estado da Infraestrutura
Prefeito Mário Hildebrandt convida presidente da Oktoberfest de Munique para estar em Blumenau
Prefeito Mário Hildebrandt realiza reunião com Sintrafite e fala sobre a Coteminas