Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 19/02/2022
Mais informações em blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 306 novos casos de Coronavírus

Blumenau registra neste sábado, dia 19, um total de 111.474 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 306 a mais do que registrado na última sexta-feira, dia 18, quando o município contabilizava 111.168 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 387.660 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 835 exames. Entre os casos positivos, 2.369 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.324 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 57 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 20 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 37 em enfermaria. Destes na UTI, 14 pacientes são de Blumenau e 6 pacientes de outra cidade. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 30,3% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 31 pacientes de Blumenau e 6 de outros municípios, com taxa de ocupação de 20,9%.

O município contabiliza também 108.364 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Neste sábado dois óbitos foram registrados, totalizando 741 óbitos por Coronavírus no município. As vítimas foram uma mulher de 80 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 29 de janeiro e faleceu no dia 17 de fevereiro, com registro na data de hoje, e um homem de 81 anos, com comorbidades, internado em UTI desde 21 de janeiro. 

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau já aplicou 641.749 vacinas entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço
Nas últimas 24 horas foram aplicadas 97 vacinas da primeira dose, sendo 63 doses pediátricas (281.924 vacinados até o momento), 51 da segunda dose ou dose única (269.233 imunizados até o momento), 179 da dose de reforço (90.592 imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a Prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 22h. 

Atendimento Rápido Covid-19
Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana.

Neste domingo, dia 19, o atendimento de síndromes gripais e suspeita de Covid-19 acontecerá exclusivamente nos Ambulatórios Gerais Velha e Garcia, das 7h às 18h. Por conta da baixa demanda registrada nos últimos finais de semana, não haverá vacinação contra a Covid-19 neste domingo. A aplicação das vacinas será retomada normalmente na segunda-feira, dia 21, lembrando que atualmente é necessário agendar apenas a terceira dose.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura, em blumenau.sc.gov.br/coronavirus/atendimentocovid. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.

A distribuição de senhas e acolhimento dos usuários nas unidades ESF e AGs são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.



postada em 19/02/2022 19:07 - 666 visualizações



Fotos