Google+


Boletim Coronavírus Blumenau 01-11-2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registrou neste domingo, dia 1º, 15.630 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 35 a mais do que registrado no último sábado, dia 31, quando o município contabilizava 15.595 casos da doença.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 64.408 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 896 pacientes estão em tratamento. Destes, 874 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 52 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 23 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 13 pacientes são de Blumenau (10 confirmados e 3 em análise) e 10 pacientes da região (7 confirmados e 3 em análise). Já em enfermaria são 25 de Blumenau (12 confirmados e 13 em análise) e 4 da região (3 confirmados e 1 em análise). A cidade registra ainda 161 óbitos decorrentes da doença.

O município contabiliza também 14.573 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 
Secretaria de Promoção da Saúde orienta visitação aos cemitérios no Dia de Finados

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), orienta a população quanto aos cuidados que devem ser tomados no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro. As recomendações visam conter a transmissão do Coronavírus e também evitar proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. As normas atendem a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde 035/2020.

Entre as orientações está a obrigatoriedade do uso de máscara por visitantes e trabalhadores nos cemitérios, além da organização do fluxo de entrada e saída de pessoas, utilizando mais de um acesso. O distanciamento de 1,5 metro deve ser cumprido em caso de formação de filas e o tempo médio de permanência deverá ser de 45 minutos para as visitas.

As tendas e barracas, que geralmente comercializam flores, devem respeitar o distanciamento de dois metros entre um ponto e outro e os proprietários deverão demarcar o espaçamento de, no mínimo, 1,5 metro para evitar aglomeração nas filas. Os pontos de venda também devem disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos dos clientes.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, a orientação aos que que desejam levar flores aos túmulos é de que não levem recipientes que possam acumular água da chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes.

Orientações aos visitantes:
- Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas;
- Uso obrigatório de máscara durante toda permanência no cemitério; 
- Não tocar os olhos, o nariz ou a boca com as mãos se não estiverem lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel a 70%; 
- Manter o distanciamento mínimo de 1,5 m para se evitar a transmissão comunitária da Covid-19; 
- Levar sua própria garrafa de água, além do álcool em gel 70%; 
- Evitar o toque em pessoas, objetos ou superfícies; 
- Escolher horários onde sabidamente o fluxo de pessoas é menor; 
- Usar a “etiqueta” respiratória ao tossir ou espirrar, protegendo o nariz e a boca com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos;
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% após tossir ou espirrar.
Combate à Dengue:
– Utilizar sempre vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais; 
– Manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água; 
– Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado; 
– Retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água; 
– Eliminar pratos e ‘cachepots’, que também propiciam a deposição de água;
– Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

Funcionamento no feriado de Finados – Secretaria de Promoção da Saúde

O fast-track do Ambulatório Geral (AG) Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda terá atendimento no feriado de segunda-feira, dia 2, das 7h às 19h. Pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão buscar atendimento no local.

Todas as demais unidades estarão fechadas e retornam com atendimento na terça-feira, dia 3 de novembro.
Confira como ficam outros serviços:
- Alô Saúde: A comunidade pode contar com atendimento virtual 24h por dia, sem sair de casa, pelo canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Central de Monitoramento: Na segunda-feira, dia 2, a Central de Monitoramento vai atender em regime de plantão, das 10h às 16h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.
- Centro de Atenção Psico-Social (CAPS): unidades CAPS e SAS fechadas.
- Serviço de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS): em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 9.9628-2019.
- Farmácias de Alto Custo e Solidária: fechadas, bem como as farmácias das unidades de saúde.
- Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD): atendimento em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 9.9938-7612.
- Central de Transporte de Pacientes SUS: atendimento em regime de sobreaviso para casos urgentes. 
- SAMU: atendimento normal.
- Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF): fechadas no dia 2 de novembro. Retornam o atendimento na terça-feira, dia 3. 
- Vigilância Sanitária e Ambiental: atendimento em regime de sobreaviso para riscos inerentes a saúde pública.
- Vigilância Epidemiológica: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.
- Policlínica Lindolf Bell, Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, NIAF, NAD, Cedap e Secretaria de Saúde: estarão fechados durante o feriado.
 
Ambulatórios Gerais realizam 52 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço. Neste domingo, dia 1º, as unidades realizaram 38 consultas nos fasttrack e 52 coletas para o exame RT-PCR.



postada em 01/11/2020 19:34 - 2122 visualizações



Fotos