
Blumenau registrou neste domingo, dia 1º, 15.630 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 35 a mais do que registrado no último sábado, dia 31, quando o município contabilizava 15.595 casos da doença.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 64.408 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 896 pacientes estão em tratamento. Destes, 874 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 52 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 23 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 13 pacientes são de Blumenau (10 confirmados e 3 em análise) e 10 pacientes da região (7 confirmados e 3 em análise). Já em enfermaria são 25 de Blumenau (12 confirmados e 13 em análise) e 4 da região (3 confirmados e 1 em análise). A cidade registra ainda 161 óbitos decorrentes da doença.
O município contabiliza também 14.573 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Secretaria de Promoção da Saúde orienta visitação aos cemitérios no Dia de Finados
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), orienta a população quanto aos cuidados que devem ser tomados no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro. As recomendações visam conter a transmissão do Coronavírus e também evitar proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. As normas atendem a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde 035/2020.
Entre as orientações está a obrigatoriedade do uso de máscara por visitantes e trabalhadores nos cemitérios, além da organização do fluxo de entrada e saída de pessoas, utilizando mais de um acesso. O distanciamento de 1,5 metro deve ser cumprido em caso de formação de filas e o tempo médio de permanência deverá ser de 45 minutos para as visitas.
As tendas e barracas, que geralmente comercializam flores, devem respeitar o distanciamento de dois metros entre um ponto e outro e os proprietários deverão demarcar o espaçamento de, no mínimo, 1,5 metro para evitar aglomeração nas filas. Os pontos de venda também devem disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos dos clientes.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, a orientação aos que que desejam levar flores aos túmulos é de que não levem recipientes que possam acumular água da chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes.
Orientações aos visitantes:
- Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas;
- Uso obrigatório de máscara durante toda permanência no cemitério;
- Não tocar os olhos, o nariz ou a boca com as mãos se não estiverem lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel a 70%;
- Manter o distanciamento mínimo de 1,5 m para se evitar a transmissão comunitária da Covid-19;
- Levar sua própria garrafa de água, além do álcool em gel 70%;
- Evitar o toque em pessoas, objetos ou superfícies;
- Escolher horários onde sabidamente o fluxo de pessoas é menor;
- Usar a “etiqueta” respiratória ao tossir ou espirrar, protegendo o nariz e a boca com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos;
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% após tossir ou espirrar.
Combate à Dengue:
– Utilizar sempre vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
– Manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;
– Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado;
– Retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;
– Eliminar pratos e ‘cachepots’, que também propiciam a deposição de água;
– Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.
Funcionamento no feriado de Finados – Secretaria de Promoção da Saúde
O fast-track do Ambulatório Geral (AG) Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda terá atendimento no feriado de segunda-feira, dia 2, das 7h às 19h. Pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão buscar atendimento no local.
Todas as demais unidades estarão fechadas e retornam com atendimento na terça-feira, dia 3 de novembro.
Confira como ficam outros serviços:
- Alô Saúde: A comunidade pode contar com atendimento virtual 24h por dia, sem sair de casa, pelo canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Central de Monitoramento: Na segunda-feira, dia 2, a Central de Monitoramento vai atender em regime de plantão, das 10h às 16h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.
- Centro de Atenção Psico-Social (CAPS): unidades CAPS e SAS fechadas.
- Serviço de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS): em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 9.9628-2019.
- Farmácias de Alto Custo e Solidária: fechadas, bem como as farmácias das unidades de saúde.
- Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD): atendimento em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 9.9938-7612.
- Central de Transporte de Pacientes SUS: atendimento em regime de sobreaviso para casos urgentes.
- SAMU: atendimento normal.
- Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF): fechadas no dia 2 de novembro. Retornam o atendimento na terça-feira, dia 3.
- Vigilância Sanitária e Ambiental: atendimento em regime de sobreaviso para riscos inerentes a saúde pública.
- Vigilância Epidemiológica: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.
- Policlínica Lindolf Bell, Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, NIAF, NAD, Cedap e Secretaria de Saúde: estarão fechados durante o feriado.
Ambulatórios Gerais realizam 52 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço. Neste domingo, dia 1º, as unidades realizaram 38 consultas nos fasttrack e 52 coletas para o exame RT-PCR.
postada em 01/11/2020 19:34 - 3221 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau 01-11-2020
Marcelo Althoff é o novo chefe de gabinete da vice-prefeitaPrefeito Mário Hildebrandt se reúne com Secretário de Estado da Infraestrutura
Prefeito Mário Hildebrandt convida presidente da Oktoberfest de Munique para estar em Blumenau
Prefeito Mário Hildebrandt realiza reunião com Sintrafite e fala sobre a Coteminas