Google+


Boletim Coronavírus Blumenau- 29/05/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 720 casos de Coronavírus  
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 29, 720 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 10 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 28, quando o município contabilizava 710 casos positivos. 
Entre os casos positivos, 329 pacientes estão em tratamento. Destes, 320 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros nove pacientes encontram-se hospitalizados, sendo cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. 
O município contabiliza também 387 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda quatro óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza cenários com número de casos positivos registrados
A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta sexta-feira, dia 29, a atualização dos casos positivos na projeção dos cenários de evolução dos casos de Coronavírus na cidade, considerando a previsão até o dia 06 de junho. As análises são feitas por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental e em parceria com a Unimed e Universidade Regional de Blumenau (Furb).
 
Projeções
De acordo com a projeção apresentada na última semana, o cenário mais otimista indica que até 06 de junho, teremos um número de 1.232 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 1.549 casos; e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 1.922 casos na próxima semana. 
Levando em conta os 720 casos confirmados como positivos para Coronavírus registrados até essa sexta-feira, 29, a evolução do Covid-19 na cidade está abaixo do cenário otimista, ou seja, com menos casos confirmados do que a melhor previsão indicava. 
Levando em conta os cenários projetados e uma taxa de internação total de 10%, com 3% para casos graves, dia 06 de junho, o cenário otimista representaria a ocupação de 20 leitos de UTI, enquanto no cenário pessimista seriam necessários 41 leitos. Seguindo a tendência do cenário mediano, 29 leitos seriam ocupados. Blumenau tem hoje 91 leitos de UTI destinados ao público adulto. Cabe ressaltar que esses leitos seriam exclusivos para pacientes com complicações devido ao Coronavírus, sem somar demais demandas, como acidentes de trânsito ou outras complicações de saúde.  

Parque Vila Germânica adia para novembro a 37ª Oktoberfest Blumenau
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, em coletiva de imprensa on-line, nesta sexta-feira, 29, informou a decisão de adiar para novembro a 37ª Oktoberfest Blumenau, por conta da pandemia do coronavírus. A festa, que estava marcada para acontecer de 07 a 25 de outubro, deverá ser realizada de 11 a 29 de novembro. No entanto, nova avaliação será feita até o fim de agosto, podendo, se necessário for, cancelar a maior festa alemã das Américas. A organização reitera que está estudando todas as possibilidades e formatos, sempre priorizando a saúde dos visitantes.

Organização estuda cenários
Tendo em vista que ainda faltam cerca de seis meses para Oktoberfest, a organização está se preparando e estudando todos os cenários possíveis, buscando soluções para garantir a saúde e segurança das pessoas. Enquanto isso, todos os processos licitatórios para a realização da festa continuam normalmente. 
 “A população pode ficar tranquila, porque a saúde é prioridade. Se não for possível realizar a festa em agosto, que é o tempo limite, nós faremos o cancelamento. Importante ressaltar que nós ainda podemos esperar”, ressalta Hildebrandt. 

Em um mês, mais de 150 focos de Aedes são encontrados em Blumenau
Nos primeiros cinco meses do ano de 2020, a equipe de agentes de endemias da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), já encontrou mais de 600 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Nos últimos trinta dias, de 28 de abril a 28 de maio, 157 novos focos foram localizados.
Mesmo com a situação de pandemia do Coronavírus, o trabalho de monitoramento e orientação do serviço não parou, principalmente porque desde janeiro deste ano o município foi considerado infestado pelo mosquito. Em 2020, há 640 focos encontrados. Os bairros Centro, Victor Konder, Itoupava Seca, Vila Nova e Velha são os que apresentam maior incidência. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de cerca de 250%, quando foram identificados 182 casos.
A coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Blumenau, Eleandra Casani, ressalta como parte fundamental do processo de eliminação de criadouros do mosquito, que são locais que possam acumular água parada e onde o inseto deposita os ovos, a participação da população em verificar os jardins e entorno. “Temos percebido nas inspeções que mesmo as pessoas estando mais em casa por causa da pandemia, muitos ainda não criaram o hábito de eliminar lixos, entulhos, bromélias e até limpar ralos que acumulam água e podem trazer a dengue para próximo das residências”, destaca.
Até o momento, os agentes fazem visitas orientativas, mas vêm encontrando dificuldade para que as pessoas mantenham os locais livres de possíveis criadouros.  E, quando retornam a algumas residências e estabelecimentos, o local apresenta novamente reservatórios de água onde o mosquito pode se proliferar. Diante do não cumprimento das orientações, quem estiver cometendo infrações poderá ser penalizado, com multas que chegam a R$ 500,00, conforme previsto na Lei Estadual Nº 16.871/2016.

Vacina contra Influenza segue com agendamento disponível
A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue com agendamento disponível. Gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários que precisam ser imunizados. Profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, idosos, professores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adultos de 55 a 59 anos de idade, idosos e profissionais de saúde também fazem parte dos públicos da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza. Os públicos prioritários que ainda não realizam a vacinação tem até o dia 5 de junho para garantir a imunização. A aplicação da vacina continua sendo realizada com agendamento, por meio do aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Alô Saúde Blumenau não oferece atendimento durante o final de semana
O Alô Saúde Blumenau, não oferece atendimento durante a semana, mas mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

Ambulatório da Vila Germânica registra 50 atendimentos nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, dia 29, 50 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Além dos atendimentos, foram realizadas 66 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem neste sábado e domingo, dias 30 e 31 de maio, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam 56 atendimentos pelo Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta sexta-feira, 29, os AGs realizaram 56 atendimentos, que resultaram em 30 encaminhamentos para coleta de exames.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido neste sábado:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)

Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Das 7h às 12h
  
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Das 7h às 12h 
           

 



postada em 29/05/2020 20:37 - 1409 visualizações



Fotos