
Blumenau registra 1.287 casos confirmados de Coronavírus
Blumenau soma nesta quinta-feira, dia 18, 1.287 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 39 pessoas a mais que o registrado na última quarta-feira, dia 17, quando a cidade contabilizava 1.248 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 8.367 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 572 pacientes estão em tratamento. Destes, 559 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Outros 13 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermaria.
O município contabiliza também 709 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561. Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Transporte Coletivo
Em reunião na última quarta-feira, dia 17, o prefeito Mário Hildebrandt esteve em reunião com representantes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), BluMob e Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para avaliar os primeiros dias de retorno do transporte coletivo em Blumenau.
Durante a reunião, a administração definiu que a fiscalização será ampliada para garantir que os ônibus sigam a determinação de lotação máxima em 60% da capacidade em cada viagem. O grupo também definiu que nos próximos dias, a linha Troncal 10 - Via Rua São Paulo, receberá reforço com mais ônibus disponíveis nos horários de pico.
Além disso, nesta sexta-feira, dia 19, passa a valer a orientação para que os ônibus que saem dos terminais estejam com a capacidade máxima entre 45% e 50% de ocupação, permitindo que novos passageiros possam embarcar ao longo do trajeto. As orientações iniciais, como a obrigatoriedade do uso da máscara dentro dos ônibus e nos terminais, segue em vigor e que não será permitida a entrada de passageiros que descumprirem estas regras.
Denúncias
O município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre a segurança da população. Além disso, a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3.
Ambulatório da Vila Germânica registra 132 atendimentos nesta quarta
Nesta quinta-feira, 18, 132 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h. A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Ambulatórios Gerais receberam 178 pessoas no Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta quinta-feira, dia 18, foram feitos 178 atendimentos pelo Rápido Covid-19.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
postada em 18/06/2020 19:42 - 3417 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 18/06/2020
Prefeitura atende em regime de plantão neste feriado de Corpus ChristiBoletim Coronavírus Blumenau - 31/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo Censi
Contrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido