Google+


Blumenau ganha três colocações pelo prêmio Band Cidades Excelentes
Foram dois prêmios de segundo lugar e um de primeiro nas categorias saúde e bem-estar, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, e categoria geral de Cidades Excelentes.

Foto: Divulgação PMB

Na última quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Blumenau ganhou três colocações pelo prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa, que é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes, o Instituto Áquila e o Tribunal de Contas, avalia todos os municípios de Santa Catarina em mais de 60 indicadores.

Ao todo são 62 indicadores analisados pelo prêmio que possui seis pilares de indicação, sendo eles: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Em cada pilar os municípios são divididos em três categorias de avaliação, de acordo com seu tamanho populacional. Blumenau, por sua vez, compete na categoria de municípios acima de 100 mil habitantes.

Confira abaixo as categorias que premiaram Blumenau:
- 1º lugar: pilar saúde e bem-estar;
- 2º lugar: pilar desenvolvimento socioeconômico e ordem pública;
- 2º lugar: prêmio principal - IGMA Geral - Cidades Excelentes.

Para receber o prêmio, que foi entregue em Florianópolis, estiveram presentes a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, e a diretora-geral da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Aline Soares.

“Ficamos muito felizes em receber o Prêmio Band Cidades Excelentes em três categorias. Ações como esta, que premiam as boas práticas da gestão pública, incentivam melhorias na realidade dos municípios; o que agrega valor e qualidade de vida aos brasileiros. E sermos reconhecidos como um município que tem ótimos indicadores de boa governança nos mostra que estamos seguindo pelo caminho certo. Inclusive, nosso primeiro lugar foi conquistado justamente na categoria de saúde e bem-estar, o que reitera a informação que já tínhamos de que Blumenau foi a cidade que mais salvou vidas com uma menor taxa de letalidade durante a pandemia da Covid-19", enalteceu a vice-prefeita, Maria.

Para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a conquista também reitera que o município tem avançado nas práticas públicas e de gestão. “ Blumenau já conta com importantes reconhecimentos e ser considerada uma cidade excelente, com base em nossos indicadores,  só reforça o compromisso da gestão em buscar como meta principal a melhoria da qualidade de vida para o blumenauense”.

Sobre o prêmio
A colocação de cada cidade acontece por meio de uma plataforma de inteligência artificial, feita pela plataforma IGMA - Índice de Gestão Municipal Aquila, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A partir dos algoritmos, a plataforma consolida os resultados dando uma nota final para cada município.

Ainda em novembro deste ano uma cerimônia será feita em Brasília para reunir os gestores públicos do Brasil para a premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.



postada em 10/11/2022 19:37 - 673 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação PMB
  • Foto: Divulgação PMB