
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) celebra no dia 26 de dezembro 202 anos de nascimento do fundador da colônia Dr. Hermann Blumenau. O Mausoleu, espaço memorial onde estão depositados os restos mortais dele e dos familiares, costuma ganhar arranjos de flores para marcar a passagem da data.
O fundador da colônia tinha traços de homem superior: alto, direito, resoluto e austero. Estava impresso em seu rosto a tenacidade e a rigidez de caráter dos tempos heróicos. Muito moço ainda, na plenitude da força e com alguns mil marcos de seu patrimônio, veio para o Brasil e, em 1850, deu princípio à colônia que ora o lembra com gratidão e saudade.
Dr. Blumenau foi um funcionário meticuloso e fiel do governo cuja austeridade quase excessiva provavelmente originava-se da própria modéstia dele. O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva guarda o documento de naturalização do colonizadorr. O documento indica o comparecimento dele, no dia 26 de abril de 1856, a uma sessão no palácio onde estava o então presidente da província João José Coutinho.
Na ocasião, na capital da província de Santa Catharina, Desterro, foi feito o juramento e lavrado o termo de naturalização do colonizador. O documento original encontra-se no Arquivo Público do Estado, sendo que a cópia ficará à disposição para pesquisa no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
A carta com o pedido de naturalização datada no dia 19 de abril foi deferida pelo presidente da província e lavrada pelo secretário do governo Manoel da Costa Pereira. No documento, Dr. Blumenau jurou fidelidade e obediência ao imperador, à constituição e demais leis do império.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 26/12/2021 09:49 - 2033 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau lembra 202 anos de Hermann Blumenau
Museu de Arte de Blumenau abre primeira temporada de exposições com casa cheiaBiblioteca Ambulante visita oito escolas isoladas na próxima semana
Prefeitura de Blumenau apresenta programação dos 150 anos da imigração italiana
Semana da Troca de Livros arrecada literatura para bebês, crianças e adolescentes