Compete à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, estruturada na forma do Anexo XI:
I - executar e operacionalizar a política municipal de cultura estabelecida pelo Conselho Municipal de Política Cultural;
II - desenvolver ações e programas de defesa do acervo histórico documental, Cultural e artístico de Blumenau;
III - administrar e exercer o controle operacional dos museus, do Mausoléu Dr. Blumenau, da Biblioteca Dr. Fritz Muller, do parque gráfico, do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, e da Galeria Municipal de Arte;
IV - promover a conservação e a divulgação das tradições Culturais e do folclore regional;
V - promover a edição de livros e outras publicações que estudem e divulguem as tradições histórico-culturais do Município;
VI - desenvolver estudos e pesquisas sobre a história, as tradições, o folclore, a genealogia e outros aspectos de interesse cultural da comunidade Blumenauense e da região do Vale do Itajaí;
VII - promover a guarda, preservação, conservação e restauração dos acervos de valor científico e histórico cultural;
VIII - elaborar e implantar políticas públicas voltadas para a juventude;
IX - manter relações institucionais visando a fortalecer as ações com as diversas cidades-irmãs com as quais o Município possui termos de cooperação;
X - valorizar a vocação multicultural do Município e as ações nos diversos campos das áreas do saber, conhecimento e empreendedorismo.
Clique AQUI e visualize o organograma. Caso preferir acesse a Lei Complementar Nº 1234/2019