A Carta de Serviços foi instituída para apresentar aos cidadãos a relação de serviços públicos que são prestados pela Prefeitura de Blumenau, por meio de suas secretarias, autarquias e fundações. A carta tem como principal objetivo dar maior transparência aos serviços públicos oferecidos, aumentar a eficácia e efetividade dos atendimentos e simplificar a busca por informações pelos usuários. Através desta plataforma, os cidadãos conseguem encontrar o serviço de interesse, a sua descrição e finalidade, as formas de acesso disponíveis, previsão do prazo máximo para a sua prestação, requisitos e documentos exigidos, endereços e horários de atendimento e taxas cobradas, caso haja.
Como encontrar um serviço?
O cidadão que necessita ter acesso às informações de um serviço pode realizar a pesquisa de diferentes formas no site. O meio mais rápido e simples é a ferramenta de "BUSCA", situada na barra superior do portal, onde o usuário pode digitar o nome do serviço, órgão responsável ou palavras-chave relacionadas ao serviço de interesse. Caso o cidadão queira visualizar o menu completo de serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Blumenau, basta clicar no campo "SERVIÇOS".
Além disso, a procura pode ser efetuada por "TEMAS", que trará ao usuário a lista dos temas existentes, os respectivos grupos de serviço e os serviços efetivamente prestados, bastando selecionar aquele desejado. Nos casos em que o cidadão souber a quem cabe a responsabilidade pela oferta do serviço de interesse, poderá realizar a pesquisa por intermédio do campo "ÓRGÃOS", também localizado na barra superior do site. Ao clicar no órgão, aparecerá a relação completa dos serviços prestados por este.
Ainda na seção "ÓRGÃOS", o cidadão tem à disposição as informações completas sobre os órgãos municipais, incluindo a lista, o mapeamento, endereços e horários de atendimento das unidades prestadoras vinculadas a cada um deles. Para acessá-las, basta clicar em um dos órgãos e, na sequencia, em "Clique aqui e conheça o órgão".
Os itens de pesquisa possuem uma caixa de filtro, sempre disposta no lado direito da tela, para refinar e facilitar o processo de busca.
Quem é responsável e onde os serviços são prestados?
A unidade prestadora poderá ser identificada no momento em que o cidadão acessar o serviço ou órgão ao qual está vinculada. Clicando na respectiva unidade prestadora pelo serviço de interesse, o usuário terá informações como o horário de atendimento e endereço.
Avaliação das informações disponíveis
No final da página de cada um dos serviços, com o objetivo de buscar o aprimoramento constante do portal, o cidadão possui um espaço para avaliar as informações disponíveis. Além de conceder uma nota, o usuário pode efetuar críticas, sugestões e dar suas opiniões.