Google+

Transportes

Transportes Alternativos
Os serviços de transporte individual de passageiros compreendem as modalidades de Táxi e Moto Táxi. Enquanto os transportes especiais são considerados o Escolar e de Fretamento. Todos são gerenciados e fiscalizados pelo Seterb. Todos os tipos de transporte estão submetidos à legislação brasileira de trânsito. 

Táxi
A frota de Blumenau tem hoje 184 veículos, com idade máxima de 10 anos, prorrogável por mais um, a contar do ano de fabricação. Há 48 pontos de táxis espalhados por todos os bairros da cidade. Cursos e treinamentos, realizados periodicamente para os taxistas, bem como a fiscalização constante, contribuem para a qualidade dos serviços. Turistas que passam por Blumenau recebem atendimento diferenciado. Enquanto usam o táxi, informações sobre atrações e roteiros turísticos são oferecidas em três idiomas: português alemão e inglês. 

Rádio Táxi
A qualquer hora e de qualquer ponto da cidade o serviço de táxi pode ser acionado pelo número: (47) 3339.4848
 
Transporte Escolar
Antes de escolher o transporte escolar, é imprescindível que os pais ou responsáveis, verifiquem o cadastro do permissionário junto ao setor de Fiscalização de Transportes Especiais do Seterb. Há uma série de normas que são periodicamente checadas pelos fiscais. Entre outros itens de segurança obrigatórios, todos os micro-ônibus ou vans devem possuir cintos de segurança individuais, seguro de transporte de passageiros e um monitor qualificado para auxiliar no embarque e desembarque das crianças. 

Fretamento Especial
O Fretamento Especial atende principalmente funcionários de indústrias do município e grupos de excursões. Hoje atuam no serviço 78 veículos entre micro-ônibus e ônibus, com idade máxima de 10 anos (carroceria urbana) ou 15 anos (carroceria rodoviária). Além disso, os veículos precisam dispor de tacógrafo e seguro para transporte de passageiros.

Tanto no transporte Escolar como no de fretamento é imprescindível que o contratante e a parte que oferece o serviço, estabeleçam previamente as condições como local, horário e periodicidade do transporte. Outra dica importante é verificar se quem oferece o transporte está cadastrado no Seterb.