Google+

Prefeitura busca recursos para obras de mobilidade urbana
As tratativas terão sequência nas próximas semanas, quando o BRDE visita Blumenau.

O vice-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve nesta terça-feira, dia 11, acompanhado do Secretário de Gestão e Transparência, Paulo Costa, em Florianópolis. Eles participaram de uma reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) em busca de novas alternativas para recursos a serem aplicados em obras de mobilidade em Blumenau, como as que estão atualmente no banco de projetos da Prefeitura.

Hildebrandt, que também Secretário Executivo do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, explica que a viagem teve como objetivo direto a busca por empréstimos internacionais. Existem as tentativas no Banco Europeu de Investimentos (BEI), KFW (Banco Alemão), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco de Fomento Latino Americano (Fonplata). “O Plano de Mobilidade nos deu o que chamamos de Bancos de Projetos. O município ainda possui capacidade para contrair novos financiamentos. Se aprovados, os projetos poderão chegar próximos aos valores que temos hoje com o BID”, afirma.

A busca foi por alternativas em várias frentes de recursos, que servirão para dar sequência à obra como a da Ponte do Centro (Rua Chile), o Corredor Estrutural Oeste (VP 83 - Rua General Osório até a interseção com a Rua Bahia), o Corredor Norte (Rua 2 de Setembro até o viaduto da BR-470) ou mesmo para expandir os recursos necessários para as desapropriações, que são hoje um dos grandes desafios do município.

As tratativas terão sequência nas próximas semanas, quando está prevista para Blumenau uma visita da equipe do BRDE e também uma viagem de representantes da Prefeitura para Brasília, onde conversarão com representantes do Banco Alemão.

Outros Recursos
Além do encontro com o BRDE, Hildebrandt e o secretário participaram também de uma reunião com o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. No encontro, apresentaram o projeto relacionado à municipalização da Rodovia Dr. Pedro Zimmermann, a fim de buscar recursos para a realização de mais essa obra.

 

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin



postada em 17/04/2017 11:35 - 537 visualizações



Fotos