Google+


Saúde realiza mais de 9,2 mil viagens para usuários do SUS em 2017
Traslado é voltado para usuários do SUS que precisam de auxílio para realizar tratamento.

Foto: Michele Lamin

No ano passado, a Central de Transporte do Usuário do SUS, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), realizou 9.259 viagens para levar cidadãos blumenauenses para tratamento em caráter eletivo dentro e fora do município. Ao todo, os cinco veículos e cinco ambulâncias que compõem a frota do serviço percorreram mais de 420 mil quilômetros para garantir assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

A Central fornece traslado aos usuários do SUS que necessitem de auxílio para acessar atendimentos como consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, alta hospitalar e Tratamento Fora de Município (TFD).

Dentro de Blumenau, o transporte é oferecido exclusivamente para pessoas com limitações clínicas ou físicas, que inviabilizem o seu deslocamento em veículo comum, particular ou coletivo. Nesse caso, a condução é realizada em uma ambulância. Atualmente, há 265 usuários nessas condições cadastrados junto à Central, que viabilizou 8.221 viagens no município em 2017.

Já o transporte de pacientes para serviços e unidades em outras cidades do Estado, os quais oferecem tratamento não disponibilizado pelo SUS em Blumenau, é voltado para usuários da rede pública de saúde mediante solicitação médica e, posterior, agendamento do procedimento fora do município. No ano passado, foram efetuadas 1.038 viagens para cidades catarinenses, a maior parte para Florianópolis (659) e Itajaí (255).

A Central de Transporte do Usuário do SUS está localizada junto ao Ambulatório Geral do Centro, na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-6263.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 21/02/2018 16:29 - 571 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin