Google+

Projeto de Blumenau será exposto na 14ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Trabalho realizado no ESF Jovino Cardoso II foi um dos 21 eleitos no Estado.

Um trabalho promovido na rede de saúde de Blumenau foi um dos 21 eleitos em todo o Estado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) para apresentação na “14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que ocorre no dia 13 de julho, em Brasília, durante o 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

Orientado pela enfermeira Andrea Jordani, coordenadora do ESF Jovino Cardoso II, situado no bairro Água Verde, o projeto “Pacientes Restritos ao Lar” teve como foco o atendimento domiciliar de cidadãos com problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção. Para tanto, foram selecionados 14 usuários na região de abrangência da unidade, que passaram por um processo de acompanhamento e observação entre fevereiro e maio deste ano.

Durante o período, o trabalho foi realizado através de quatro etapas: coleta de dados e levantamento situacional por meio de visitas domiciliares, análise do cenário com o planejamento de ações individualizadas, discussão das ações junto ao paciente e reavaliação do plano de ação.

A metodologia permitiu a formulação de planos de intervenção individuais com orientações sobre alimentação, cuidados, envelhecimento, segurança ambiental, qualidade de vida e estímulo ao autocuidado. Ao conhecer a residência do usuário e a dinâmica de organização da família, os profissionais do ESF conseguiram atuar de modo mais efetivo, oferecendo um atendimento baseado na realidade e necessidade de cada pessoa.

14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS
O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio e a divulgação de experiências municipais bem sucedidas no SUS, que inovam nas soluções para garantia do direito à saúde. Os vencedores da Mostra, por região, vão receber R$ 10 mil, e por Estado, um município terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 14/06/2017 10:26 - 159 visualizações