Google+

Profissionais do Cepread já deram assistência a mais de 7,7 mil animais
Trabalho é voltado ao acolhimento de animais vítimas de maus tratos, lesões ou doenças.

Foto: Eraldo Schnaider

Inaugurado em setembro de 2014, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) é o principal componente da Política de Bem Estar Animal no município de Blumenau. Localizada na Itoupava Central, a unidade realiza um importante trabalho voltado ao acolhimento de animais errantes e domésticos que sejam vítimas de maus tratos, lesões ou doenças que necessitem de internação e assistência médico-veterinária.

Após receberem o devido tratamento pelo corpo técnico e estarem em boas condições de saúde, os animais são devolvidos ao local de procedência ou inseridos em programa de adoção. Embora tenha capacidade para acolher 25 animais, o Cepread abriga atualmente 70 cães e gatos, que passam por um cuidadoso processo de reabilitação. Os animais atendidos, quando necessário, são vacinados, esterilizados, identificados e cadastrados.

Desde o início de suas atividades, a unidade registrou 5,2 mil ocorrências, que culminaram no atendimento de mais de 7,7 mil animais, a grande maioria cães (5,9 mil). Ao todo, 1,4 mil animais foram esterilizados no local no último ano. De acordo com o Cepread, a principal causa dos atendimentos no município é de maus tratos. Portanto, entre maio e junho, a Prefeitura de Blumenau designou e capacitou os sete veterinários que atuam na unidade para fiscalizar e combater maus tratos e abandono de animais no município, trabalho que começou a ser realizado no início deste mês de julho. As autuações, previstas no Código Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, podem variar de R$ 200 a R$ 20 mil.

O Cepread, que possui 392 metros quadrados de área construída em uma área total de 1.800 metros quadrados, está localizado na Rua Curt Klein, 150, no bairro Itoupava Central, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Durante os finais de semana, também das 8h às 17h, há sempre um veterinário de plantão para realizar atendimentos de urgência e emergência, como em casos de envenenamento e atropelamento.

Investimentos
Em 2016, a Prefeitura de Blumenau realizou uma série de investimentos para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e do tratamento dos animais acolhidos pelo Cepread. Entre os avanços, destaca-se a implantação de um centro cirúrgico com duas mesas, uma nova sala para esterilização de materiais, canil de internação com cinco baias, sala de diagnóstico por imagem com um aparelho de ultrassonografia e uma área de lazer para os animais.

Adoção de animais
O cidadão interessado deve ir ao Cepread para realizar uma minuciosa entrevista, na qual são passadas orientações a respeito dos cuidados que se deve ter com o animal e sobre adoção responsável. Os adultos já estão castrados, e os filhotes terão castração gratuita quando tiverem a idade adequada. O processo para adoção é simples e concretizado no mesmo dia.

Moção de apoio
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC) divulgou, no último dia 1º, uma carta de apoio aos profissionais do Cepread, em razão do procedimento adotado no caso da cachorra Aline. Segundo a entidade, "é dever do médico veterinário realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando princípios básicos de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), além da legislação municipal, quando aplicável".

Em 18 de junho, durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Bem Estar Animal (Combea), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Hachi Ong - Proteção Animal, da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu), da Fundação do Meio Ambiente (Faema) e do curso de medicina veterinária da Furb também manifestaram apoio ao corpo técnico que atua na unidade.

Diante da repercussão do caso, a Prefeitura abriu sindicância para apurar as circunstâncias e fatos que levaram ao procedimento de eutanasiar o animal.

Registro de ocorrências
Caso queira registrar uma ocorrência ou solicitação para o Cepread, o cidadão deve ligar para o telefone 3381-7770. Em situações de urgência ou emergência, o contato pode ser realizado diretamente com a unidade pelo número 3323-8902. Durante os finais de semana, o veterinário de plantão atende pelo telefone 99169-6343.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 10/07/2017 15:49 - 198 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider