Google+

Profissionais da saúde terão capacitação sobre câncer infantojuvenil
Ação faz parte do Novembro Dourado, que visa o combate ao câncer infantojuvenil.

Lembrar que as crianças valem ouro. Com essa finalidade foi instituído o Novembro Dourado, campanha que chama a atenção da sociedade como um todo para o combate ao câncer infantojuvenil. De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes possibilita a cura em cerca de 80% dos casos. Atualmente, no entanto, estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que metade dos casos no Brasil nem sequer sejam identificados.

Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), realizará na próxima quinzena duas capacitações para profissionais que atuam na rede municipal de saúde, qualificando-os para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e para cuidados paliativos em crianças e adolescentes que possuem alguma doença crônica já instalada.

Nesta quinta-feira, dia 16, ocorrerá a primeira capacitação, das 13h30 às 16h, na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em frente ao Parque Ramiro Ruediger. Na ocasião será abordado o tema cuidados paliativos. O segundo encontro está marcado para o dia 30, também das 13h30 às 16h, no auditório da 15ª Agência de Desenvolvimento Regional, na Rua Braz Wanka, 238, no bairro Vila Nova. Desta vez, os participantes tratarão sobre diagnóstico precoce.

Profissionais da rede municipal de saúde podem fazer as inscrições pelo e-mail capacitacao.etsus@blumenau.sc.gov.br. Na mensagem, o interessado deve informar o nome completo, cargo e número de matrícula.

“Os sinais e sintomas do câncer podem ser confundidos com outras doenças comuns em crianças e adolescentes. Portanto, enxergamos essas qualificações como algo essencial. Com o diagnóstico precoce na rede, podemos fazer o encaminhamento imediato do paciente para o Hospital Santo Antônio, onde recebe o tratamento, e a chance de cura aumenta muito”, explica a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar.

Atendimento oncopediátrico pelo SUS
Em Blumenau, os atendimentos em oncopediatria pelo SUS são realizados no Hospital Santo Antônio, que recebe os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da Prefeitura. Atualmente, 422 crianças e adolescentes oriundos da rede municipal recebem assistência no local. Destes, 33 iniciaram o tratamento neste ano.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 14/11/2017 14:48 - 152 visualizações



Fotos