Google+

Grupo blumenauense participa de Fórum voltado à saúde na Europa
O evento ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

No período entre os dias 19 e 28 de setembro, um grupo de Blumenau, que reuniu gestores e profissionais da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e estudantes e docentes de diferentes cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Mestrado em Saúde Coletiva da Furb, participou do Fórum Europeu para Cuidados de Saúde Primários (EFPC), realizado na cidade do Porto (Portugal). Na ocasião, os integrantes do projeto PET-Saúde/GraduaSUS apresentaram seis trabalhos desenvolvidos no município, fruto das atividades de pesquisa e extensão universitária, em parceria com o SUS.

As iniciativas exibidas durante o evento consistem no fortalecimento da integração entre o ensino, o serviço público e a comunidade e a importância do ensino, da pesquisa e da extensão a fim de qualificar o processo de aprendizagem nos cursos ligados à área da saúde, aproximar acadêmicos de profissionais e pacientes do SUS e produzir conhecimentos para a melhoria dos atendimentos na rede de atenção básica.

As experiências e os avanços obtidos nos projetos PET-Saúde/GraduaSUS, por meio de parceria entre a Semus e a Furb, resultaram na conquista do Prêmio InovaSUS 2015, do Ministério da Saúde, uma premiação nacional que disponibiliza recursos para iniciativas inovadoras. Em novembro, como desdobramento desses trabalhos, haverá uma conferência para a elaboração de uma Política Municipal de Integração de Ensino-Serviço-Comunidade.

Fórum Europeu para Cuidados de Saúde Primários
Criado em 2005, o Fórum Europeu para Cuidados Primários é uma organização europeia multiprofissional que agrega uma série de entidades com o objetivo de melhorar a saúde da população por meio da promoção de cuidados de saúde primários. Anualmente, o evento reúne pesquisadores de todo o mundo.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias 



postada em 10/10/2017 09:36 - 368 visualizações



Fotos