Google+

Prefeitura lança atividade de Equoterapia no Programa Paradesporto
Inscrições para dez vagas estão abertas até o dia 20.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançou nesta terça-feira, dia 12, a décima modalidade do Programa Paradesporto Escolar: a Equoterapia. A solenidade ocorreu no local em que serão realizadas as aulas, na Itoupava Central, e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, além de outras autoridades municipais, bem como de alunos e familiares.

“Agora se torna real o sonho de tantos anos e nos primeiros momentos já se percebe o tanto de vida que esse trabalho vai gerar. É um grande ganho para Blumenau como um todo e mais uma vez nossa cidade será exemplo para outras”, destacou o prefeito. Segundo a secretária Patrícia Lueders, a equoterapia terá três professoras contratadas pelo município. “Somos a primeira secretaria de Educação do país a custear essa modalidade para a comunidade”, afirmou.

A modalidade, considerada pré-desportiva, iniciará as atividades com 20 vagas – dez para alunos já inscritos no Paradesporto Escolar e Adulto e outras dez para novos alunos. As inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês e as vagas são voltadas para pessoas com deficiência física leve a moderada, com funções cognitivas preservadas e que consigam ter um mínimo de autonomia no cavalo. Todos os praticantes terão que apresentar parecer médico e passar por avaliação específica da equipe multidisciplinar. Os interessados devem procurar a Semed, pelo telefone 3381-7035, em horário comercial.

Considerada um método terapêutico e educacional, a equoterapia proporciona, por meio do contato com cavalos, a melhora do equilíbrio, força muscular e coordenação motora de crianças e jovens. Além disso, a atividade proporciona autoconfiança, autoestima e força de vontade, pois faz com que pessoas com dificuldades de gerar movimentos por conta própria desenvolvam um mecanismo de resposta aos movimentos estimulados pelo animal.

A ação conta também com o apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

Novo polo
Nesta quarta-feira, dia 12, mais uma ampliação do Programa Paradesporto será apresentada à comunidade. É o 60º polo do Paradesporto que será implantado na Vila Itoupava. O lançamento ocorrerá às 10h, na intendência do bairro, localizada na Rua Henrique Conrad, 268.

O novo polo atenderá a 30 alunos, com aulas todos os dias da semana no contraturno escolar. Serão oferecidas as modalidades de tênis de mesa, atletismo e bocha paralímpica e a Semed disponibilizará também transporte aos participantes. As aulas ocorrerão na Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen.

Ambos os eventos fazem parte do calendário comemorativo do aniversário de Blumenau.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 12/09/2017 14:44 - 206 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin