Google+

Lançamento do Programa Equoterapia no Paradesporto será na terça-feira, dia 12
Programa vai oferecer 20 vagas para pessoas com deficiência física leve a moderada.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança nesta terça-feira, dia 12, o Programa Equoterapia no Paradesporto. O evento ocorre às 10h30, na Rua Gustavo Zimmermann, 1.765, bairro Itoupava Central. O programa tem apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e integra o Programa Paradesporto Escolar e Adulto.

Inicialmente, o Programa vai oferecer 20 vagas para pessoas com deficiência física leve a moderada, com funções cognitivas preservadas, que consigam ter um mínimo de autonomia no cavalo, precisando de pouco auxilio dos profissionais. Todos os praticantes terão que apresentar avaliação médica e passar por avaliação especifica da equipe multidisciplinar.

“A equoterapia era um sonho do Paradesporto. Será uma atividade que vai beneficiar e muito o pré-desporto e que no futuro, quem sabe, possamos ter a modalidade de hipismo paralímpico”, disse a secretaria Patricia Lueders. A diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, comemora mais essa conquista para o programa. “É mais uma oportunidade de melhorias no desenvolvimento global dos nossos paratletas que vai auxiliar as habilidades para a prática esportiva”.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar. É um método que traz muitos benefícios como melhora do equilíbrio, força muscular e coordenação motora. Em Blumenau, ela vai ser focada na atividade pré-desportiva.

A grande vantagem da utilização do cavalo é que ele gera os movimentos, desencadeando o mecanismo de resposta, possibilitando que pessoas incapazes de gerar os movimentos por conta própria adquiram, além de melhora física, autoconfiança, autoestima e força de vontade.

As vagas para participar do programa já estão abertas e o atendimento é para todas as idades. Das 20 vagas, dez serão destinadas a quem já participa do Paradesporto Escolar e/ou Adulto e outras dez serão abertas à comunidade. Os interessados devem procurar a Semed, no telefone 3381-7035, em horário comercial. Os inscritos passarão por avaliação, que será agendada pela equipe responsável. O prazo para se inscrever termina no dia 20.

 

Assessor de comunicação: Julimar Pivatto 



postada em 08/09/2017 14:44 - 237 visualizações