Google+

Feira Regional reúne projetos de matemática
Unidades educacionais de Blumenau participaram do evento nesta quinta-feira.

Foto: Eraldo Schnaider

Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) de Blumenau participaram nesta quinta-feira, dia 10, da 33ª Feira Regional de Matemática, realizada no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar. Ao todo, oito unidades representaram o município, apresentando nove projetos que relacionam a matemática com assuntos do cotidiano.

Durante todo o dia, estudantes de diversas idades apresentaram propostas. Entre eles estão o estudo da energia elétrica consumida e o cálculo das contas de luz, feito pela Escola Básica Municipal (EBM) Norma Huber; ou o cálculo da quantidade de ração ideal para cada animal de estimação, no projeto que abordou cuidados com animais, da EBM Leoberto Leal. A sustentabilidade foi também um tema recorrente nos projetos, como os dois apresentados pela EBM Adelaide Starke, que demonstraram o quanto se pode economizar ao produzir os próprios biombos com material reciclável e como se pode mudar o mundo com pequenas ações.

Projeto da EBM Annemarie Techentin levou os alunos a pesquisar outras formas de multiplicação utilizadas pelo mundo, além da tabuada. E a EBM Whilhelm Theodor Schürmann participou do evento com o projeto “O número de ouro que há em você”.

Na Educação Infantil, Blumenau levou três representantes. O CEI Paulo Tallmann trabalhou unidades de medidas em um projeto com crianças de 4 a 5 anos. Por meio de jogos elaborados com material reciclável, as crianças conheceram os centímetros e aprenderam a medir as mudas de girassol que cultivaram ao longo do semestre.

O CEI Manoel da Luz Rampelotti trabalhou cidadania e meio ambiente por meio de maquetes e jogos matemáticos tendo os animais e a natureza como tema. E no CEI Whilhelm Theodor Schürmann, as crianças vivenciaram relações comerciais com a criação de um mini-mercado. Embalagens serviram para simular os produtos e a turma criou uma moeda própria, feita de formas geométricas e cores variadas.

Além das unidades de Blumenau, escolas de Gaspar, Pomerode e Ilhota também participaram da feira. Dentre os 60 trabalhos inscritos, 14 serão selecionados para a Feira Catarinense de Matemática, que ocorrerá em setembro, em Criciúma. O resultado será divulgado nesta sexta-feira, dia 11.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 10/08/2017 14:24 - 129 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider