Google+

Comunidade pode contribuir para Plano Diretor e Plano de Mobilidade
Consulta pública será realizada entre 16 de dezembro e 9 de fevereiro de 2017.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau (Seplan), por meio de Consulta Pública, aguarda as contribuições da população sobre duas importantes propostas: a de revisão do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana. As sugestões poderão ser feitas no site da Prefeitura ou ainda por e-mail, entre os dias 16 de dezembro de 2016 e 9 de fevereiro de 2017. O material para consulta prévia está disponível nos endereços: www.blumenau.sc.gov.br/downloads/seplan/proposta_plano_mobilidade.pdf e www.blumenau.sc.gov.br/downloads/seplan/proposta_revisao_plano_diretor.pdf. A partir do dia 23 de janeiro, também será possível abrir um processo protocolado na Praça do Cidadão com as contribuições.

Na construção das diretrizes da políticas públicas de desenvolvimento, a Prefeitura já realizou, por meio da Seplan, mais de 100 eventos de participação social no biênio 2015/2016, em todos os bairros do município. Foram 73 audiências públicas, sendo 42 sobre o Plano Diretor e 14 sobre o Plano de Mobilidade.

Durante este processo participativo, foram efetuadas outras consultas públicas e disponibilizados diversos meios para interação, como presencial, exposições, conselhos, meios digitais e um canal permanente de comunicação por meio de site, e-mail e ouvidoria, resultando na participação de milhares de pessoas e em mais de três mil contribuições efetivamente incorporadas nas proposições das políticas públicas municipais.

Foram três etapas principais relacionadas aos temas: a apresentação de questões sobre legislações e os temas referenciais, as ações governamentais e os desafios em cada área. A leitura comunitária também teve importante papel por meio de audiências e oficinas, onde a população expressou suas demandas, sugestões e críticas. Passada a etapa de diagnóstico, o processo encontra-se na quarta etapa, que é de apresentações e debate sobre a proposta do novo texto revisado.

Ao longo do processo de construção coletiva, o secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, destaca o respeito aos anseios e contribuições da população. “As ações desenvolvidas pelo executivo foram incorporando as sugestões apresentadas. Assim, neste momento de avaliação, vamos incorporar as sugestões pertinentes, para que possamos partir para a etapa final, apresentando também como no restante do trabalho, uma proposta de referência”, concluiu. 

Propostas relacionadas ao tema da Mobilidade Urbana podem ser encaminhadas pelo e-mail blumob@blumenau.sc.gov.br, onde deve constar o nome completo, endereço e CPF do contribuinte. Todo material relacionado ao assunto está disponível AQUI

Já sugestões para a revisão do Plano Diretor podem ser enviadas para o e-mail pensar@blumenau.sc.gov.br, também com nome, endereço e CPF. O material sobre o tema pode ser acessado AQUI.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado 



postada em 16/12/2016 17:35 - 534 visualizações



Fotos