Google+


Semudes realiza primeiro encontro do serviço Família Acolhedora
Família Acolhedora oportuniza um lar temporário para crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), realizou na segunda-feira, dia 14, o primeiro encontro do serviço Família Acolhedora, que tem como objetivo oportunizar que crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por determinação judicial sejam integrados temporariamente a uma família. O encontro ocorreu na sede da Semudes.

Na ocasião, de acordo com diretora de Proteção Especial da Semudes, Maria Augusta Buttendorf, estiveram presentes oito pessoas interessadas em participar do serviço, que tiveram a oportunidade de obter mais informações e sanar dúvidas. Neste modelo idealizado em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, as famílias recebem apoio técnico e auxílio financeiro de um salário mínimo. “É um atendimento personalizado para crianças que necessitem temporariamente de um lar substituto que os acolha, ofereça carinho, amor, cuidado e proteção. O casal vai ser exclusivo e poderá oferecer uma atenção especial”, afirmou a diretora.

Maria Augusta explica que receber a pessoa em acolhimento não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. O serviço foi lançado em março deste ano com a assinatura da Lei Complementar nº. 1.179/2018 pelo ex-prefeito Napoleão Bernardes.

Como participar?
Os interessados devem entrar em contato com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora pelo telefone 3381-6641. Posteriormente, passarão por capacitação e acompanhamento da equipe técnica.

Requisitos:
- Ser maior de 21 anos (sem restrição de gênero e de estado civil);
- Residir no município de Blumenau há mais de um ano;
- Não ter interesse em adotar;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ser considerada apta a acolher após a avaliação da equipe técnica.

 

Assessor de comunicação: Jedielson Filipe Rosenbrock



postada em 16/05/2018 14:51 - 331 visualizações



Fotos