Google+

Prefeitura de Blumenau participa da Feira da Aprendizagem
Encontro tem como objetivo fomentar a aprendizagem profissional de adolescentes.

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e da Fundação do Bem-estar da Família Blumenauense (Pró-Família), participa nesta quarta-feira, dia 7, da 1ª Feira de Aprendizagem. O evento, realizado pelo Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (Focap) e pelo Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil de Santa Catarina (Fetisc), tem como objetivo disseminar informações e esclarecer temas ligados a aprendizagem profissional e a erradicação do trabalho infantil.

A feira está sendo realizada para instruir os empresários sobre a necessidade da aprendizagem profissional, pois as cotas da presença de adolescentes aprendizes nas empresas do Vale do Itajaí não têm sido cumpridas. A estimativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é de que 1.300 jovens de Blumenau estão disponíveis para a aprendizagem profissional.

O prefeito Napoleão Bernardes destacou a importância da ação de incentivo da presença dos adolescentes no mercado de trabalho com capacitação e incentivo. “A profissionalização cada vez mais faz a diferença no sentido de induzir o empreendedorismo em todos os mecanismos do desenvolvimento econômico municipal”, declarou.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, a aprendizagem profissional garante direitos aos adolescentes. “Eles são integrados ao mercado de trabalho formal e tem a garantia da continuidade da sua educação, o que é fundamental. A Semudes encaminha dezenas de jovens para empresas que promovem a aprendizagem e isso gera resultados muito positivos”, concluiu.

A feira também ocorre simultaneamente em Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages e tem a organização do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), uma das entidades promotoras da aprendizagem. Organismos de governo e da sociedade civil organizada também estão envolvidos, tais como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Senac, Senai, Instituto Gerar e Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

 

Assessor de Comunicação: Filipe Rosenbrock



postada em 07/06/2017 11:11 - 347 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins