Google+

Jovens de baixa renda tem direito a descontos na cultura e transporte
Semudes orienta jovens para obtenção do ID Jovem.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), está realizando o trabalho de orientação para obtenção do ID Jovem, que concede benefícios ao jovem de 15 a 29 anos de baixa renda, estudante ou não. Além do acesso à meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, o cartão concede descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

A Identidade Jovem é destinada aos jovens de família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), atualizado há pelo menos 24 meses. A inscrição ou atualização pode ser realizada em qualquer uma das sete unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com essa etapa conclusa, basta acessar aplicativo no celular ou pela internet e realizar o cadastro com informações como o número do NIS, nome, data de nascimento e nome da mãe.

O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, ressalta o trabalho de orientação que vem sendo realizado. “A identidade jovem permite a inclusão nos eventos culturais e esportivos, além de descontos ou gratuidade em transporte interestadual. São novos caminhos abertos para o jovem agregar conhecimento e também conhecer novos lugares”, concluiu.

Benefícios do ID Jovem

- Direito à meia entrada, que é o pagamento de metade do preço do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos;

- Reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

- Gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016. Este documento é o único que permite os benefícios previstos no Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013.

 

Assessor de Comunicação: Filipe Rosenbrock



postada em 06/09/2017 16:30 - 389 visualizações



Fotos