Google+

Aula inaugural marca início oficial dos cursos do Entra21
Evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do prefeito Napoleão Bernardes.

Nesta terça-feira, dia 13, os 350 novos alunos do Programa Entra21 participaram de uma cerimônia que marcou a abertura oficial dos cursos de 2017. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, bem como do prefeito Napoleão Bernardes, além de lideranças do setor empresarial da região.

Fruto de uma parceria entre a Blusoft e a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, o Programa tem também o apoio do governo do Estado e da Fapesc. Seu principal objetivo é a qualificação profissional de jovens, para inserção no mercado de trabalho.

Como é o caso do adolescente Fabrício Ferraço da Silva, de 14 anos. Ele foi um dos mais de dois mil candidatos a uma vaga no programa. Fabrício se cadastrou para um dos cursos do Entra 21. “Procurei o CRAS e me candidatei porque vi no curso uma oportunidade de conseguir um emprego melhor”, conta o jovem estudante do bairro Itoupava Norte. O garoto vai conciliar as aulas do Entra21 com a escola.

Este ano, o Programa abriu cursos de Informática Básica e Avançada para os CRAS de Blumenau. Além disso, tem turmas para cursos oficiais da Microsoft, em suporte do Windows Server e desenvolvimento C#; bem como desenvolvimento de sistemas como Java, C#.net, Delphi,  Php, Cobol, Java para Android; design gráfico, produção audiovisual e suporte. A duração das aulas é de cinco meses.

Diante da plateia cheia de novos alunos e empresários do setor de TI, o prefeito de Blumenau ressaltou o apoio que o município tem dado ao Programa, com o aporte de mais de R$1 milhão desde o início dessa parceria. “O Entra21 se destaca pela empregabilidade. E nossas empresas têm muita oportunidade para quem estiver qualificado. Por isso investimos na qualificação”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, destaca o alinhamento que há entre o Programa e o plano setorial do município. “Além de ser um sucesso, o Entra21 está diretamente interligado ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, onde uma das demandas do eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é a formação de mão de obra qualificada.”

Segundo o coordenador geral do programa, Sérgio Tomio, o Entra21 serviu de inspiração para o projeto estadual Geração Tec, além de servir de modelo para outros países, como a Argentina. “Estamos em sintonia com a tendência mundial, visto que grandes empresas mundiais estão abrindo escolas para qualificar mão-de-obra”, comparou. O coordenador frisou ainda que pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade são prioridade para o Programa, demonstrando a preocupação também com a inclusão social.

Ainda durante a solenidade, o coordenador entregou ao prefeito a prestação de contas do ano anterior, com um dossiê de todos os alunos do Entra21 em 2016, bem como o relatório financeiro. Após a cerimônia, os estudantes participaram de uma palestra com o master coach Alexandre Pontioli.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 13/06/2017 14:15 - 177 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins