Google+

Alunas do Centro de Ensino Profissionalizante promovem feira de artesanato
Elas comercializaram peças que produziram durante as aulas do centro.

Foto: Marcelo Martins

As alunas do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), realizaram nesta quinta-feira, dia 16, uma feira para comercializar suas peças no pátio da Intendência do Garcia. Os produtos tinham o tema de Páscoa e a venda serviu como complemento da renda para as cerca de 30 artesãs que participaram.

O CEP conta atualmente com 60 alunos em três oficinas – de artesanato, pintura em tecido e costura industrial. Além disso, no final deste mês de março uma nova turma iniciará as aulas de informática básica, por meio de uma parceria com o Instituto Gene.

A coordenadora do centro, Anamaria Dias, conta que a maioria dos alunos tem entre 20 e 50 anos e busca as oficinas como uma maneira de complementar a renda familiar, ou mesmo como capacitação para se inserir no mercado de trabalho. “Podem se inscrever jovens a partir de 14 anos. Já tivemos alunas que saíram de nossos cursos e montaram sua própria facção, assim como outros casos de pessoas que buscaram a qualificação aqui para concorrer a cargos melhores em suas empresas”, comenta.

As próprias artesãs adquirem o material necessário para as aulas. E para pessoas de baixa renda, o CEP busca doações e parcerias. Os produtos das aulas de artesanato e pintura são comercializados e o lucro fica com cada artesão. Já no caso das aulas de costura industrial, as peças produzidas são doadas.

O centro faz parte do Programa de Qualificação e Requalificação Profissional de Trabalhadores da Sedec e atua em parceria com diversos órgãos do município, com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith 



postada em 16/03/2017 14:16 - 443 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins