Google+

Primeiro encontro de 2017 do Projeto Gides discute previsão e alerta de desastres
Japoneses que fazem parte do projeto visitaram Blumenau nesta semana.

O primeiro encontro do ano do Projeto Gides em Blumenau ocorreu nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15, na sede da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). Foi a terceira reunião técnica preparatória da etapa experimental do eixo de Previsão e Alertas de Desastres de Movimento de Massa.

No primeiro dia do encontro foram discutidos os requisitos de comparação da operação experimental do Projeto com o que é realizado atualmente. Também foram feitas atividades práticas, como preenchimento de formulários de coleta de dados.

Já na quarta-feira, os integrantes do Projeto montaram uma linha do tempo de série de chuvas e foram realizadas discussões em grupo. O próximo encontro deve ser realizado em março, ainda com data e local a serem definidos.

Gides

O Gides foi criado em agosto de 2013 em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica. Entre as cidades que foram escolhidas para participarem deste projeto está Blumenau, considerado um dos municípios que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais de 2008. O principal objetivo do Gides é a formulação de estratégias de avaliação de riscos com o planejamento da expansão urbana, envolvendo a recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.

 

Assessor de Comunicação: Julimar Pivatto



postada em 15/02/2017 17:12 - 215 visualizações