Google+

Prefeitura faz balanço positivo sobre as chuvas das últimas semanas
Foram registradas 366 ocorrências, mas sem vítimas.

Nas últimas duas semanas Blumenau foi atingida por sucessivas chuvas que causaram enchentes, alagamentos, deslizamentos e obstruções de vias. Os dados pluviométricos colhidos apresentam situação incomum para essa época do ano. Em maio, choveu 288 mm, e nos primeiros dias de junho, 94 mm, índices que ultrapassam as médias históricas dos meses, com 104 mm e 91 mm, respectivamente.

Nesse período, a Secretaria de Defesa do Cidadão registrou um total de 366 ocorrências, das quais 243 relatos de escorregamentos de terra. Apesar dos elevados números, os planos de prevenção e resposta da Defesa Civil, com o auxílio dos profissionais do AlertaBlu e do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), evitaram que houvesse vítimas.

Nesta quinta-feira, dia 8, as nove pessoas que estavam abrigadas na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, retornaram às suas residências com o apoio das equipes da Prefeitura. Com isso, o local pôde ser desativado.

Para o prefeito Napoleão Bernardes, a cidade comprovou estar preparada para atuar em situações atípicas. “Temos grandes especialistas na área e todo aparato necessário para superar esses episódios e garantir proteção à população, que sempre será a nossa prioridade número um. A Defesa Civil seguirá à disposição de todos. Não posso deixar de agradecer ao AlertaBlu e ao Ceops pelas informações exatas”.

Após o surgimento de inúmeros boatos e notícias equivocadas, o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, pede para que as pessoas utilizem os canais do município como fonte de informação. “Conseguimos transmitir as informações com precisão e transparência. O cidadão deve continuar acreditando nos meios oficiais de comunicação, como o site do AlertaBlu, o portal e as redes sociais da Prefeitura”.

Nos próximos três dias, a previsão para Blumenau é de tempo estável, mas com queda de temperatura. Portanto, o nível do Rio Itajaí-Açu deve seguir em queda, voltando ao patamar de segurança.

Simulado de Deslizamento
Nesta sexta-feira, dia 9, a Defesa Civil vistoriou uma área no bairro Fortaleza Alta onde realizará em 8 de julho um simulado de deslizamento, que integrará a programação do Julho Laranja - Mês de Prevenção a Desastres. A ação reunirá as equipes do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) e moradores do Loteamento Santa Rita e Rua Fritz Georg, tendo como objetivo orientar a comunidade local sobre os procedimentos e atitudes que devem ser adotados em situações de desastres naturais. Além disso, o exercício servirá também para validar o novo Plano de Contingência para movimentos de massa, elaborado no âmbito do Projeto Gides.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 09/06/2017 19:09 - 170 visualizações



Fotos