Google+

Prefeitura apresenta projeto de parceria com cidades alemãs
Projeto incentiva parceria entre cidades brasileiras e alemãs para a elaboração de projetos voltados ao clima.

Foto: Eraldo Schnaider

Na tarde desta terça-feira, dia 28, a Prefeitura apresentou para outros setores públicos e entidades do município, incluindo representantes de segmentos importantes como Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Câmara Brasil Alemanha, o Projeto 50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015. O evento foi realizado no Salão Nobre, terceiro andar do prédio municipal.

Trata-se de um projeto da Alemanha que incentiva a criação de parcerias entre as cidades alemãs e do hemisfério sul para o desenvolvimento de projetos que possam beneficiar os municípios, tendo como base principal o estudo, coleta de informações e a situação do clima. Blumenau foi a terceira cidade escolhida para integrar o projeto tendo como parceiro o município de Weingarten.

Com a reunião desta terça-feira, que serviu para apresentar a iniciativa às entidades participantes, inclusive um manual com todas as diretrizes que vão nortear os trabalhos participativos a partir de agora, ficou estabelecido que o prazo máximo para o desenvolvimento de um projeto ou programa de ação é de um ano e meio. Após esse período, Blumenau terá que apresentar o trabalho na Alemanha propondo a sua execução e implantação.

Ainda no encontro desta tarde, ficou estabelecido também que os trabalhos a partir de agora serão norteados com base em três importantes etapas: Criação e definição do rumo, onde será feito a coleta de informações sobre a situação do município em praticamente todas as áreas; montagem da estrutura operacional das parcerias para o clima, além da análise dos dados ligados ao clima, planos, programas e atividades existentes. Após esta etapa, configuram-se as diretrizes e objetivos globais para a elaboração do projeto, sendo nesta fase ter como prioridade também a busca de recursos que poderão ser financiados pela Alemanha. A terceira etapa é a execução do projeto e sua implantação.

Para acelerar a discussão e composição das equipes gestoras responsáveis pelos trabalhos de elaboração do projeto ou do programa de ação, a Prefeitura marcou para o dia 28 de maio, às 9h, um novo encontro no salão nobre. A meta desta nova reunião é coletar as idéias propostas de cada entidade participante para discussão entre os grupos. No dia 25 de junho, a Prefeitura promove mais um encontro para uma apresentação das equipes, também às 9h, no salão nobre.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 29/04/2015 09:22 - 780 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider