Google+


Blumenau lança protocolo para situações de risco e tentativa de suicídio
Medida visa o combate e monitoramento de casos de suicídio na cidade.

Foto: Eraldo Schnaider

Nesta quarta-feira, dia 21, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), fez o lançamento do Protocolo Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Risco ou Tentativa de Suicídio. O evento ocorreu no Salão Nobre e contou com as presenças do secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, e do comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Jefferson Schmidt, além de vereadores e representantes de outros órgãos públicos e da sociedade civil.

O protocolo proposto tem como objetivo organizar o fluxo de atendimento, oferecer tratamento eficaz e capacitar profissionais da rede de serviços para o combate e monitoramento de casos de suicídio em Blumenau. Em 2017, de acordo com o secretário Rodrigo Quadros, houve 47 suicídios consumados no município. “Diante deste alto índice, sentimos a necessidade de viabilizar um protocolo para que a partir dele tenhamos diretrizes de como agir mediante cada ocorrência”, avalia.

O documento foi formulado pela Câmara Técnica de Prevenção, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M), que envolve órgãos de segurança pública e da Prefeitura de Blumenau.

Segundo o secretário, Blumenau passa a ser um dos primeiros municípios do país a obter um protocolo regulamentado para prevenir tentativas de suicídio. “Iniciaremos com um projeto piloto na região das Itoupavas e com certeza vamos servir de referência para que outras cidades desenvolvam algo semelhante”, afirma Rodrigo.

 

Assessor de comunicação: Fernando Gonzaga



postada em 21/03/2018 16:51 - 219 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider