Google+

Prefeitura lança aplicativo do Programa Cidade Jardim
A comunidade poderá solicitar diversos serviços de zeladoria e manutenção pelo app.

Foto: Marcelo Martins

Nesta quinta-feira, dia 30, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), realizou o lançamento do aplicativo Blumenau Cidade Jardim. A apresentação do sistema, concebido em parceria com a Secretaria de Gestão e Transparência (Segt), ocorreu pela manhã, no Salão Nobre.

O aplicativo foi criado com o intuito de melhorar o atendimento das demandas da população em relação à manutenção da cidade. São diversos serviços que o usuário poderá acessar: roçada, iluminação pública, sinalização viária, poda em árvores, buracos na via ou calçada, problemas com boca de lobo e falta de macadame, estão entre as opções.

O cidadão poderá fotografar o problema e encaminhar a localização exata da situação diretamente pelo aplicativo. Além das pessoas poderem acompanhar o seu atendimento pelo app, no momento em que o problema for resolvido, o cidadão receberá um retorno, com foto e informações. “É a Prefeitura se colocando ainda mais disponível para o cidadão, demonstrando efetivamente que quer ajudar, quer melhorar e que precisa ser demandada”, destaca o prefeito Napoleão Bernardes.

O app estará disponível para download no Play Store da Google até o final desta semana e poderá ser baixado gratuitamente. Nos próximos dias, ele também poderá ser instalado nos celulares com sistema iOS.

O secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, ressalta que o aplicativo é também uma ferramenta de transparência e possibilitará um maior controle. “Esperamos melhorar a interface e comunicação com o usuário, para aproximá-lo das demandas da Prefeitura e da Prefeitura na execução dessas demandas. Ele é fácil, rápido de utilizar e com ele podemos transformar, como o aplicativo já diz, Blumenau em uma cidade jardim”, comenta.

O diretor de Sistemas da Segt, Júlio Cezar Silva, explica que este é o primeiro projeto de uma nova fase. “É a organização e automação de processos, onde os fluxos são sempre passíveis de melhorias. Com isso, acabamos eliminando etapas desnecessárias e muitas vezes também uma ação externa de pessoas”, relata. 

Programa Cidade Jardim
Lançado oficialmente em abril deste ano, o programa tem como intuito melhorar a realização dos serviços prestados pela Seurb. Uma das medidas previstas é a concessão, via Lei Municipal, dos três cemitérios administrados pelo município, localizados na Rua Bahia, Rua João Pessoa e Progresso, que visa uma economia de mais de R$ 1 milhão. 

Dentro de suas diretrizes, o Cidade Jardim também busca atentar a comunidade para a importância da zeladoria de espaços próprios. Locais particulares, calçadas com problemas e terrenos com matagais ganharam prioridade de notificação, com prazos para cumprimento da manutenção.

 

Assessora de Comunicação: Giulia Venutti Cirne Corrêa



postada em 30/11/2017 11:50 - 911 visualizações



Áudio


Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins