Google+

Ponte da Rua Arnold Hemmer é reaberta ao trânsito
Revitalização da estrutura foi entregue à comunidade nesta terça-feira, dia 3.

Foto: Marcelo Martins

A ponte “Emma Hemmer”, situada na Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt, está novamente aberta ao trânsito de veículos e pedestres. Após três anos da interdição por problemas estruturais, a passagem foi entregue revitalizada na manhã desta terça-feira, dia 3. O ato contou com as presenças do prefeito Napoleão Bernardes, do vice-prefeito Mário Hildebrandt, de autoridades municipais e representantes da comunidade.

Os trabalhos de recuperação compreenderam o reforço nas cabeceiras, além da reposição do piso e de todo o conjunto de madeiras danificadas pelo uso ou comprometidas pela ação do tempo. Executada pela Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) em cerca de 50 dias, a revitalização contou com investimento de R$ 220 mil em recursos do município.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou a função estratégica da estrutura para o trânsito local, assim como para o desenvolvimento do bairro. "Pontes são importantes por seu simbolismo, pois unem as pessoas. Esta, em especial, é ainda mais importante devido à sua história, há mais de cem anos estabelecida aqui”, disse Bernardes.  

Conforme o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe, a viabilização da obra demandou adaptações ao projeto, inicialmente orçado em cerca de R$ 1 milhão. Por meio de estudos, foi possível desenvolver uma solução técnica alternativa com o uso de concreto nas fundações, reduzindo o custo estimado em cerca de 70%.

Mesmo com a redução, o projeto englobou ainda a troca da cobertura do telhado por peças de zinco. A substituição tornou a estrutura duas toneladas mais leve e recuperou características arquitetônicas do início do século. “Foi um privilégio poder restaurar uma obra de arte como essa. Não só está visualmente recuperada, como absolutamente segura, estável e totalmente apta para o trânsito”, destacou Schrubbe.

A partir de agora, a ponte conta com passeio exclusivo para pedestres. Com a nova área de circulação, a largura da pista foi reduzida e o tráfego limitado a um veículo por vez, com trânsito em mão única. Os motoristas passam a ter o acesso somente pela Rua Arnold Hemmer, em direção ao Complexo do Badenfurt.

"Hoje é uma data para se agradecer. O trabalho de restauração que foi feito nos entregou uma ponte em condição muito melhor do que estava antes. Para os pedestres, sem dúvida, está muito mais seguro", comemorou Gilson Hammes, presidente da Associação de Moradores da Rua Arnold Hemmer.

 

Assessora de Comunicação: Denisse Lopes 



postada em 03/10/2017 11:40 - 410 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins