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Processos da Ouvidoria podem ser acompanhados via internet e telefone
Mecanismos conferem mais comodidade ao cidadão e transparência ao processo.

O cidadão blumenauense que registra uma solicitação na Ouvidoria da Prefeitura pode acompanhar o andamento de seu processo sem sair de casa. Com o número de protocolo, o autor da reclamação consegue ter acesso às informações no portal da Prefeitura, clicando em “Consulta de Processos”, ou pelo telefone 156. Ambos os mecanismos conferem mais transparência ao andamento das demandas.

A Ouvidoria também fornece informações automáticas sobre a tramitação dos processos aos usuários que cadastram os seus e-mails na abertura de uma solicitação. A cada novo estágio, o cidadão recebe em seu endereço eletrônico a situação atualizada de seu pedido.

Informações podem ser solicitadas pelo e-Sic
A Ouvidoria é o órgão da Prefeitura de Blumenau responsável por registrar reclamações, solicitações, dúvidas e sugestões. No entanto, quando se trata de pedidos de informações e documentos sobre as atividades do município, há outro mecanismo disponível: o Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). Previsto pela Lei Federal 12.527/2011, o e-Sic pode ser acessado na página inicial da Prefeitura, no ícone Acesso à Informação.

Para solicitar informações, é necessário cadastrar-se no sistema, criando um login e senha. Em seguida, basta preencher o formulário de pedido de informações. Conforme a legislação, a Prefeitura possui um prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais dez, para responder às solicitações, mas em Blumenau esse retorno é feito, em média, em oito dias.

 

Assessoras de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 06/11/2017 16:54 - 132 visualizações