Google+

Samae participa da primeira reunião do Projeto de Eficiência Energética
Evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na sede da Ammvi.

Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, ocorreu o primeiro encontro do Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água (ProEESA), destinado à gestão de perdas de água e energia em sistemas de abastecimento de água. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau, e contou com a presença do diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, além de diretores e técnicos da autarquia.

O ProEESA é fruto de uma parceria entre o Brasil, por meio do Ministério das Cidades, e a Alemanha, por meio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ). O projeto objetiva a melhoria das condições para a implantação de medidas nas entidades prestadoras de serviço, com foco na redução de despesas com eletricidade, consumo energético e perdas de água, aumentando a conservação das redes de distribuição e instalações de bombeamento.

Para o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, a participação no evento auxiliará no aperfeiçoamento dos trabalhos realizados pela autarquia. “Sempre falo que esta troca de experiência é algo fundamental para que possamos melhorar os serviços que executamos”, afirma.

O presidente da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir), Jean Michel Grundmann, exaltou a realização do programa. “Sabemos que sempre temos o que melhorar na prestação dos nossos serviços e, com certeza, o programa nos auxiliará para atingirmos a excelência nos trabalhos”, relata.

Ao longo de 12 meses, serão promovidas três reuniões do projeto, envolvendo empresas de abastecimento de água de 14 cidades da região: Blumenau, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Pomerode, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Indaial, Apiúna, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Brusque e Timbó. Os encontros possibilitarão a troca de experiências, treinamentos específicos e acompanhamento de especialistas, auxiliando os prestadores de serviço na elaboração do Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 01/12/2017 10:48 - 83 visualizações