Google+

Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado na Acib
Presidente da autarquia esclareceu dúvidas em relação aos serviços prestados.

O presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, Alexandro Fernandes, participou nesta segunda-feira, dia 31, da reunião conjunta da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Na ocasião ele apresentou aos empresários o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado na última sexta-feira, dia 28, pelo prefeito Napoleão Bernardes.

No encontro, o presidente elencou os eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem; e manejo de águas pluviais urbanas. 

O presidente ainda explicou que o Plano foi revisado em 2016 em conferências com a participação da população em diversas regiões da cidade, coletando críticas e sugestões para mudanças nas normas que regem o saneamento do município, além de melhorar a qualidade de vida da população. “Este não é um plano feito pelo Samae. É feito junto com a população. Feito para que o município possa ter um planejamento independente de prefeito, partido, situação política que esteja”, explicou.

Fernandes ainda salientou que o plano apresenta diagnósticos dos serviços de saneamento (avaliação e levantamento das necessidades), além de uma proposta para universalização e um planejamento para os próximos 20 anos em relação a qualidade, equidade, regularidade e continuidade dos serviços prestados através de metas definidas em um processo participativo e, desta forma, atender às exigências estabelecidas na Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Além de explicar sobre o PMSB, o presidente da autarquia ainda esclareceu algumas dúvidas dos empresários em relação aos serviços prestados pelo Samae.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 01/08/2017 15:14 - 212 visualizações



Fotos
  • Foto: Diorgnes Saldanha Lima