Google+

Cooperreciblu recebe novo maquinário para serviços de reciclagem
A esteira e a prensa, novas, vão auxiliar na triagem e prensagem dos recicláveis.

Na manhã desta sexta-feira, dia 7, ocorreu a entrega oficial do novo maquinário para utilização da Cooperreciblu (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Blumenau). A esteira e a prensa, novas, vão auxiliar os colaboradores na triagem e prensagem dos materiais recicláveis recolhidos. A ação aconteceu na sede da Cooperativa, localizada na Rua Eng. Udo Deeke, 430, no bairro Salto do Norte. 

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, do presidente do Samae, Alexandro Fernandes, e demais autoridades municipais. No local, os presentes além de ver o novo maquinário, puderam conhecer a estrutura onde ocorre a triagem e prensagem dos materiais recicláveis coletados no município.

Também esteve presente o promotor do Ministério Público, Leonardo Todeschini, que agradeceu às empresas que contribuíram para a aquisição da prensa e da esteira. “Com essa atitude, além de proporcionar uma chance de melhorar a renda e um trabalho digno aos colaboradores, estão contribuindo para que seja possível dar uma destinação correta ao lixo produzido no nosso município”, disse.

Para a colaboradora Cristina Pereira, de 40 anos, os novos equipamentos, além de otimizar o trabalho feito pela cooperativa, vai implicar também na renda dos trabalhadores. “A vinda desses equipamentos é muito importante para melhorar a nossa produção e assim a gente aumentar a nossa renda”, comenta.

O presidente do Samae, Alexandro Fernandes, aproveitou o momento para exaltar o trabalho da cooperativa. “O trabalho executado pela Cooperreciblu é de suma importância para que, diariamente, possamos desenvolver cada vez mais e melhor a nossa responsabilidade ambiental”, afirma.

O vice-prefeito, Mário Hildebrandt, também parabenizou os colaboradores pelo trabalho executado na cooperativa. “Essa rede de solidariedade feita por vocês é o que faz a diferença”, exaltou.

A prensa foi adquiria pela Cooperreciblu, após assinatura do termo de adesão do município de Blumenau, firmado junto à três associações: Abihpec (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados), no âmbito do Sistema de Logística Reversa, que é o retorno das embalagens dos produtos para as indústrias, o qual possibilitou a Cooperativa firmar um convênio com a Abihpec. Com essa parceria a Cooperativa pode adquirir a prensa por meio de recursos repassados pelas entidades. Já a esteira foi doada pela Cia. Hering. 

Estrutura reformada
Além dos novos equipamentos, a reforma da estrutura ocupada pela Cooperativa foi realizada em uma iniciativa do Samae, buscando otimizar o serviço prestado pela Cooperreciblu na reciclagem dos materiais. O telhado passou por reforma, a iluminação foi trocada e modernizada, o espaço externo foi melhorado com aterramento e pavimentação e o prédio recebeu nova pintura.

Na ocasião também foi citada a constituição de um Comitê de Assessoramento, composto por representantes do Samae, Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Gabinete do Vice-prefeito (Gavice), Cooperreciblu e demais entidades de apoio à cooperativa. O Comitê tem o intuito de discutir as diretrizes de assessoramento à Cooperativa.

Esta ação faz parte do processo de Gestão Ambiental idealizado pelo Samae, visando otimizar o trabalho executado junto à Cooperreciblu.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 07/07/2017 15:27 - 260 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin