Google+

Blumenau é novamente reconhecida pela excelência em Gestão Pública
Cidade ficou em 1º lugar na categoria Índice de Gestão Pública e em 5º Geral Estadual.

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 15, mais um prêmio pela qualidade da sua gestão. O prefeito Napoleão Bernardes esteve presente na solenidade, realizada em Joinville e promovida pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com as 21 Associações de Municípios do estado. Blumenau recebeu a 1ª colocação no índice da Gestão Pública e o 5º lugar no Índice Geral Estadual.

A cidade alcançou o índice de 0,956 na Gestão Pública e de 0,754 no Geral Estadual, ambos tendo como nota máxima 1,00. O índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) é um instrumento de apoio ao planejamento, avaliação e tomada de decisão para os gestores públicos. Os critérios de avaliação consideraram a prestação de contas dos municípios ao IBGE, ao Ministério da Educação e da Saúde, a Secretaria do Tesouro Nacional, o Ministério do Trabalho e Emprego, da Cultura, das Cidades; ao Tribunal Regional Eleitoral e à Secretaria da Receita Federal.

O prefeito comemorou o prêmio e salientou a importância de projetos desenvolvidos na gestão da cidade, que possibilitam que o município seja reconhecido pelas boas práticas e que auxiliam melhorias também no campo de acesso à informação, transparência e na gestão e prestação de serviços em geral. Blumenau também foi destaque nas áreas de Educação, com índice geral de 0,776, com destaque para a média de alunos por turma em anos iniciais e conselho municipal de educação, ambos com índice máximo.

Na área da saúde os melhores índices ficaram com os quesitos cobertura de vacinas, com índice 0,93; incidência de hipertensão, com valor máximo; e mortalidade por doenças do aparelho respiratório, com 0,89 de índice. Na cultura o município foi bem avaliado em adesão ao sistema nacional, conselho de política de cultura, fundo municipal de cultura exclusivo, legislação de proteção ao patrimônio cultural e equipamentos socioculturais, todos alçando índice máximo.

Em Habitação, a nota geral foi de 0,931; na categoria Ambiental, Blumenau obteve índice geral de 0,805 e em Economia o PIB per capita também foi contemplado com o índice máximo. Detalhes da composição dos índices de Blumenau e demais municípios participantes podem ser conferidos neste link.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 15/03/2017 17:12 - 218 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin