Google+

Faema realiza programa de educação ambiental nas escolas
Duas unidades foram selecionadas para terem o acompanhamento de educadores ambientais.

A Fundação do Meio Ambiente (Faema) lançou no mês de março o Educa Hoje, programa da Faema para um planeta sustentável. Duas escolas, uma da rede municipal e uma da rede estadual, foram selecionadas para terem o acompanhamento de educadores ambientais da Faema durante todo ano com o objetivo de trabalhar as questões socioambientais dos estudantes.

Na rede municipal a escolhida foi a Escola Básica Municipal (EBM) Vidal Ramos e a turma contemplada foi o 6º ano; na estadual é a Escola de Educação Básica Luiz Delfino, com a turma do 1º ano do Ensino Médio. No dia 2 de março teve início o programa na Vidal Ramos e na terça seguinte, dia 7, na Luiz Delfino.

Os encontros acontecem uma vez por semana, no período matutino, e têm duração de 45 minutos. Na EBM Vidal Ramos as aulas acontecem sempre nas quintas-feiras e na Escola Luiz Delfino os encontros acontecem às terças.

A ação é idealizada pela Diretoria de Educação Ambiental da Faema que pretende realizar 22 encontros com os alunos ao longo do primeiro semestre. Entre os temas debatidos com os alunos estão: 

- Horta/pomar (alimentação orgânica)
- Tratamento do esgoto e uso consciente da água
- Resíduos sólidos e compostagem
- Preservação da biodiversidade
- Enchentes e deslizamentos de terra
- Uso consciente da energia elétrica
- Mobilidade urbana
- Consumo consciente
- Ecologia profunda
- Mudanças climáticas

A metodologia do trabalho será feita com dinâmicas, jogos, atividades em dupla e em grupo, rodas de conversa, etc. Não terá avaliação por nota. Na segunda metade do ano os estudantes serão responsáveis por montar e executar projetos de melhoria na escola, em articulação com os professores, com base nos temas debatidos durante os encontros. 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima 



postada em 14/03/2017 15:51 - 577 visualizações